Da esq. para a dir.: Janete Cardoso, Cristiane Parente, Ione Goulart e Joadir Foresti. (Foto: Divulgação)

O Clube Kaplún de Educomunicação realizou em Brasília, na última quinta-feira (14/02), o painel “Educomunicação e Cultura Maker: desafios para o desenvolvimento sustentável”. O evento teve apoio da ABPEducom.

O encontro de estudos e planejamento foi ministrado por Janete Cardoso, doutora em Educação e coach de carreiras; Cristiane Parente, mestre em Educação, doutoranda em Comunicação e membro do Conselho Consultivo Deliberativo (CCD) da ABPEducom; Ione Ferrarini Goulart, mestre em Educação e Tecnologias; e Joadir Foresti, doutor em Comunicação e Tecnologias do Imaginário e sócio da ABPEducom.

Durante o encontro, Cardoso explanou sobre as competências necessárias para estabelecer o protagonismo na construção de uma sociedade sustentável. Parente, por sua vez, destacou a importância da educação para as mídias e apontou como os apelos midiáticos podem estar ferindo os direitos básicos dos cidadãos.

Goulart, do Projeto LogicaMente, desenvolvido pela Universidade Católica de Brasília (UCB), apresentou a experiência dos jogos no desenvolvimento tecnológico com adolescentes. Por fim, Foresti discutiu a importância da educomunicação no papel da cultura maker e da economia criativa para uma sociedade sustentável.

O Clube Kaplún defende que a Educomunicação é capaz de congregar pensamentos multidisciplinares, de engenheiros a pedagogos, de fotógrafos a enfermeiros, designers e comunicadores. Em comum entre seus membros, está o interesse em compartilhar descobertas por meio das tecnologias e dos recursos de comunicação e fazer com que o uso deles contribua para uma atuação mais crítica perante a sociedade. É nesse sentido que o coletivo elege a cultura maker como um dos seus eixos.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]

2 respostas a “Evento em Brasília discute Educomunicação, cultura maker e sustentabilidade”

  • Parabéns ao Clube Kaplún, de Brasília, pela contribuição que oferecem ao entendimento do paradigma educomunicativo. Um grande abraço do Prof. Ismar, ECA/USP

  • Parabéns pela iniciativa colocando a informação como prioridade em prol da Educação!!

Os comentários estão desativados.