Nos dias 13 e 14 de novembro, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) promove no Palácio das Convenções do Anhembi o evento “Ação Promovendo a Reflexão”, que reúne o 3º Seminário e Mostra de Tecnologias para Aprendizagem e a 1ª Conferência Educom SP, realizados respectivamente pelo Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem (TPA) e pelo Núcleo de Educomunicação, ambos ligados à SME-SP. A conferência comemora os 18 anos da Educomunicação nas escolas do município. O público-alvo são os professores da rede paulistana.

O presidente da ABPEducom, Ismar Soares, participa da mesa que abre o segundo dia do evento, a partir das 9h, junto de Carlos Lima, coordenador do Núcleo Educom da SME-SP, e de Marivaldo dos Santos Souza, professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Florestan Fernandes. A mediação será de Silene Lourenço, formadora do Núcleo Educom, e dos estudantes do Imprensa Jovem+, do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Perus I. No final, haverá a exibição de uma minissérie produzida por alunos da rede. 

A Conferência Educom SP pretende apresentar os resultados das iniciativas das escolas municipais de São Paulo desenvolvidas a partir da Educomunicação, em especial o projeto Imprensa Jovem. Com o slogan #Estudantetemvoz, a ideia é promover um espaço de formação com o compartilhamento de trabalhos e a socialização de conhecimentos, saberes e práticas. As palestras, oficinas e rodas de conversa terão a cobertura educomunicativa das equipes de Imprensa Jovem de 30 escolas da rede. O evento inclui ainda o Media Lab ODS, laboratório de mídia que receberá convidados e exibirá projetos que possuem ligação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Para mais informações, acesse o site do encontro. Pessoas externas à rede municipal que estejam interessadas em participar devem enviar e-mail para carloslima@sme.prefeitura.sp.gov.br informando nome(s), organização, data(s) desejada(s) e motivo do interesse.

Educom é política pública em SP

A prática educomunicativa, sistematizada pelos pesquisadores do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP), começou a ser desenvolvida nas escolas municipais de São Paulo em 2001, por meio do projeto Educom.rádio. Três anos depois, foi convertida em política pública com a promulgação da Lei Educom (nº 13.941), em dezembro de 2004. Hoje, os projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Educomunicação da SME-SP estão presentes em toda a cidade e em todas as modalidades de ensino, com enfoque no protagonismo dos estudantes, na liberdade de expressão e no acesso democrático aos meios de comunicação.

No início de 2019, o Imprensa Jovem foi selecionado como uma sete inovações mais importantes do Desafio Aprendizagem Criativa Brasil (DAC) e convidado para apresentação no MIT Media Lab, vinculado ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos. Já em setembro deste ano, as experiências do Núcleo de Educomunicação foram exibidas durante a principal conferência global sobre Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), organizada pela Unesco na cidade de Gotemburgo, na Suécia, no fim de setembro.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]