A experiência do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) — com destaque para os 18 anos de política pública na cidade e o projeto Imprensa Jovem — foi apresentada para 258 pessoas de 55 países durante a principal conferência global sobre Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), organizada pela Unesco na cidade de Gotemburgo, na Suécia, no fim de setembro. O evento contou com a participação da ministra da Educação da Suécia, Anna Ekström, além de autoridades locais e internacionais para a temática de AMI.

Quando as imagens dos estudantes vestindo seus coletes laranjas, fazendo rádio e diferentes mídias em suas escolas, foram exibidas no telão, pessoas de todo o mundo se encantaram com a Educomunicação. O associado da ABPEducom, Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educom da SME-SP, dividiu a mesa com a vice-presidente da Associação, Maria Rehder, que também é consultora pelo Setor de Educação da Unesco Brasil.

A exposição dos brasileiros foi selecionada pelos organizadores do evento para ser apresentada em uma mesa plenária, com ênfase nas boas práticas em AMI, a todos os participantes do evento. O enfoque foi a participação dos estudantes de São Paulo em atividades de leitura crítica da mídia e produção de diferentes linguagens na escola, como rádio, jornal impresso e mídias digitais, hoje ativas em 417 instituições de ensino municipais. Assista ao vídeo da apresentação:

A origem das políticas públicas de Educomunicação na cidade de São Paulo — com o projeto Educom.rádio, idealizado pelo professor Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom, inspirando a regulamentação da Lei Educom (lei municipal de São Paulo nº 6.211/2005), que traz em seu artigo 3 a menção explícita à educação midiática — também foi destacada na apresentação na Suécia, assim como a formação qualificada de professores, realizada por especialistas, mestres e doutores na área da Educomunicação e em temáticas relacionadas à AMI, além das experiências das escolas municipais, da Educação Infantil aos Ensinos Fundamental e Médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Também participaram do evento o jornalista e educador Alexandre Sayad, conselheiro fiscal e sócio fundador da ABPEducom, indicado pela Associação em 2013 para integrar as interlocuções internacionais para a temática AMI junto à Unesco e que hoje integra, na representação da América Latina, o Comitê Diretivo da GAPMIL (Aliança Global da Unesco para Parcerias em AMI), e Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, parceira da ABPEducom.

Para mais informações, leia a matéria da Unesco Brasil sobre o evento.

Carlos Lima, Maria Rehder e Alexandre Sayad
Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]

Um comentário em “Evento global da Unesco na Suécia destaca políticas públicas de Educomunicação em SP”

Os comentários estão desativados.