As políticas mundiais de educação foram debatidas no Fórum Mundial de Educação 2015, realizado, na cidade de Incheon, na Coréia do Sul, na segunda quinzena de maio. A associada da ABPEducom Maria Rehder participou do evento, com integrante da equipe da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Rehder colheu material sobre o tema do evento, ouviu participantes, socializando o material editado em vídeo, no Youtube.

Disponibilizamos dois deses vídeos. No primeiro, Fátima Silva, Vice-Presidente da Internacional da Educação para a América Latina, que analisa questões delicadas relacionadas ao Fórum como seu distanciamento em relação ao modo como o tema da educação é debatido na América Latina. Lamentou que os professores foram lembrados apenas no momento de se dizer que precisavam usar as TICs, numa desconsideração para com a importância de seu papel efetivo e abrangente junto a seus alunos. No segundo, estudantes coreanos falam de sua realidade, se dizem discriminados e protestam por não haverem sido convidados para o Fórum.