Em novembro de 2016, a ECA/USP hospedou o V Global MIL Week, da UNESCO. A ABPEducom, que havia trabalhado para o evento desde o mês de março, conseguiu a adesão de mais de 300 especialistas brasileiros, promovendo, em três períodos do seminário (duas tardes e uma manha, entre 3 e 5 de novembro), um encontro complementar (“side event”) que permitiu o debate de 120 papers sobre o tema central do congresso internacional.


Entre as repercussões do evento podemos enumerar três ações relevantes para o campo da educomunicação, a saber:


1º. – O lançamento, no próprio evento, do  MIL CLICKS social media movement <https://en.unesco.org/milclicks>, que tem como meta ampliar as competências em literacia midiática através dos canais das mídias sociais. No momento, a UNESCO convida os interessados a ingressarem nesse movimento a acessarem o MIL CLICKS  num desses canais digitais:
2º A presença do Sr. Alton Grizzle, presidente do Global MIL Week e coordenador da área de Media and Information Literacy da Unesco, no Seminário de Comunicação e Educação, organizado pelo Prof. Ismar Soares, presidente da ABPEducom, em Brasília, no dia 7 de novembro, do mesmo ano, no espaço do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, conforme nota do Jornal do Senado
3º – A preparação de um E-book com os 120 papers executivos apresentados durante o evento da Unesco, no VII Educom, por especialistas brasileiros e latino-americanos. Os textos estão sendo submetidos a uma avaliação junto a um conselho científico formado por integrantes do NCE/USP, da ABPEducom e da comunidade acadêmica, em São Paulo. A previsão de lançamento será o congresso da Intercom, em setembro de 2018, em Curitiba.
Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP)