Um grupo de alunos e professores do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está trabalhando com a Educomunicação como diretriz para a Economia Solidária. A equipe atua na construção de planos de ação junto a empreendimentos produtores de artesanato e agricultura familiar, bem como na sistematização e divulgação de informações. A iniciativa faz parte da Rede de Cooperação Solidária de Mato Grosso (Recoopsol).

As ações incluem a implementação do site da Recoopsol e a cobertura jornalística das atividades realizadas pelos projetos associados, o que aumentou sua visibilidade ao pautar reportagens na mídia mato-grossense. O grupo prevê agora utilizar a Educomunicação para fortalecer as cooperativas, promovendo debates e ministrando capacitações para o uso das mídias pelos próprios cooperados, em várias cidades do estado. Os filhos dos agricultores e artesãos também serão contemplados com ações específicas na comunidade, voltadas para a comunicação enquanto ação cidadã e educativa.

A equipe da UFMT é formada por alunos bolsistas dos cursos de Jornalismo, Cinema e Publicidade e pelos professores Luan Chagas, Cristóvão Almeida, Aclyse Mattos e Benedito Dielcio Moreira. Segundo o grupo, as principais possibilidades que os mobilizam são as possibilidades de democratizar o acesso à comunicação, integrar comunidades historicamente afastadas dos centros tecnológicos e ampliar a visibilidade de empreendimentos sociais de viés solidário.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]