O Prêmio ARede Educa 2016, recebeu, em sua 9ª. edição, mais de 500 inscrições de projetos, entre os quais 220 foram classificados. Os 52 vencedores consistem em experiências e iniciativas públicas e privadas, de todos os cantos do país, do ensino básico (fundamental, técnico e médio) ao ensino superior (tecnológico e graduação). A “Imprensa Jovem” do Núcleo de Educomunicação da SME de São Paulo foi um dos projetos vencedores. Recebeu o primeiro lugar na categoria Mídia Social.

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O prêmio a este projeto, nascido em 2005, chega quando a Educomunicação celebra seu 15º aniversário na Rede Municipal de Educação de São Paulo. Tudo começou quando a Prefeitura solicitou a colaboração do NCE-USP para reduzir a violência nas escolas de São Paulo, do que resultou um programa que articulou 7 mil professores, 3,5 mil alunos, além de 600 membros da comunidade educativas de 455 escolas em torno de uma proposta de diálogo e protagonismo comunicativo, mediados pelos recursos da comunicação. Foi o Educom.rádioEducomunicação pelas Ondas do Rádio, implementado por uma equipe de mais de 600 mediadores coordenados pela USP. Exitoso, o Educom.rádio recebeu o apoio institucional da Câmara Municipal, através da Lei Educom, de dezembro de 2004, regulamentada em agosto de 2005, a partir da qual foram possíveis tanto ações midiáticas específicas como “Nas Ondas do Rádio”, “Imprensa Jovem”, “Mestres de Cerimônia”, desenvolvidas no contra turno, quanto ações integradas ao currículo, especialmente com a adoção de procedimentos educomunicativos na área da Informática Educativa. Para tanto, a SME-SP mobilizou uma política de formação continuada para os professores  da rede que, desde 2009, vem atendendo docentes da rede, em cursos voltados para a gestão das relações comunicativas ou em oficinas sobre as linguagens midiáticas.
Justificativa do prêmio
O site de ARede justifica o prêmio à Imprensa Jovem por sua missão de “dar voz aos alunos das escolas públicas municipais de São Paulo”, mostrando o que a educomunicação pode fazer pela inclusão, aprendizado e transformação social: “Além de potencializar habilidades e competências comunicativas, o projeto desenvolve a leitura crítica da mídia, a autonomia, a autoria, a colaboração, a apropriação das tecnologias, a autoestima e as relações interpessoais”. Explica, ainda, que o Imprensa Jovem, ao facilitar a comunicação dos alunos, “cria um ambiente propício para o aprendizado”.
De acordo com o Prof. Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação, o conceito já se consolidou na rede municipal, permitindo que pelo menos 300 projetos estejam em execução em todos os quadrantes da prefeitura. É importante lembrar, por outro lado, que os alunos matriculados na fase autoral da grade do Ensino Fundamental (do 7º ao 9º ano), são convidados a fazer uso dos recursos da comunicação no momento de apresentar o trabalho final que antecede a formatura. 

Imagem da celebração do #ImprensaJovem10, realizado em dezembro de 2015
Por estas iniciativas, a cidade de São Paulo passou a ser considerada um espaço de experimentação da prática educomunicativa, servindo como referência a outras redes de ensino, em níveis municipal, estadual ou mesmo federal. O acesso à descrição do Prêmio ARede encontra-se no site: “http://www.arede.inf.br/parabens-vencedores-do-premio-arede-educa-2016/
A Rádio JMS no V Global MIL Week, da UNESCO
Um exemplo do trabalho da Imprensa Jovem, ganhadora do Prêmio AREDE, pode ser encontrado no trabalho dos adolescentes da Rádio JMS, projeto de educomunicação que ocorre, desde 2013, na EMEF Gal. Júlio Marcondes.
O último destes trabalhos foi a cobertura educomunicativa do VII Encontro Brasileiro de Educomunicação (da ABPEducom) e do V Global MIL Week (da UNESCO), eventos que ocorreram no espaço da ECA/USP, no início de novembro do corrente ano, e que pode ser visitado no endereço:
NET Educação visita a Imprensa Jovem
Em 18 de novembro, o trabalho educomunicativo da Rede Municipal de Educação foi objeto de documentário em vídeo produzido pela Net Educação e postado no Youtube. Em foco, o Imprensa Jovem da EMEF Paulo Gonçalo dos Santos <https://www.youtube.com/watch?v=ctvkpcl1bUU
Educom, para além dos muros da prefeitura
Ganhou visibilidade, ao longo do corrente ano, o Projeto Educom.geraçãocidadã.2016 que articulou professores e estudantes da Imprensa Jovem/Nas Ondas do Rádio de uma escola pública da rede municipal (CEU EMEF Casa Blanca) e de uma escola particular (Projeto Dante em Foco, do Colégio Dante Alighieri), num trabalho articulado pela ABPEducom. A proposta permitiu ações de intercâmbio estudantil em torno de práticas educounicativas, traduzidas numa produção colaborativa em vídeo, levadas tanto ao evento internacional da UNESCO, em São Paulo, quanto a um seminário em Brasília, no espaço do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, sob a coordenação do Prof. Ismar Soares.
Em Brasília, adolescentes da Imprensa Jovem e do Dante em Foco dialogaram com representantes da grande mídia, com trabalhadores do setor da comunicação social e com membros da sociedade civil, além de representantes do MEC e da UNESCO internacional. Segundo Alton Grizzle, coordenador do programa de Alfabetização Midiática e Informacional da UNESCO (Media and Information Literacy), o evento constituiu-se numa experiência motivadora, mostrando a adequação da prática educomunicativa aos propósitos da ONU em sua luta por um diálogo intercultural.
Em decorrência do seminário de Brasília, um dos diretores de sistemas de comunicação presentes ao evento convidou o Educom.geraçãocidadã.2016 a entabular um diálogo com os diretores de sua emissora. O novo encontro leva os alunos do Imprensa Jovem e do Dante em Foco à sede do SBT, em São Paulo, no início de dezembro.

Veja os vídeos resultantes da parceria institucional: #AceitaTodos #PorUmMundoMelhor

https://www.youtube.com/watch?v=IvTSqtT1xKk e Depoimentos Educom.geraçãocidadã.2016

https://www.youtube.com/watch?v=Cgt-G9mAdTg. Consulte também a apresentação, em PPT, do desenvolvimento do projeto: https://www.youtube.com/watch?v=onn7FXePrfY

Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP)