Em parceria com a ABPEducom e Faculdades Dom Bosco, a Paulinas Livraria Porto Alegre (RS) oferecerá a terceira edição do curso de curta duração em Educomunicação.

O curso, a ser realizado entre agosto e setembro, é composto por oficinas que visam oferecer uma visão ampliada sobre os processos de interface entre educação e comunicação. O objetivo da formação é oferecer subsídios para a compreensão da educomunicação e o uso das mídias em sala de aula. Todos os temas contarão com atividades práticas, focadas no aprimoramento pedagógico dos participantes do curso. O público alvo são professores, profissionais de comunicação e demais interessados de áreas correlatas.

O participante será certificado e a taxa de inscrição é de R$60,00 para o curso completo ou R$ 25,00 por encontro. Mais informações e inscrições: Na livraria, pelo telefone (51) 3221-0422 ou e-mail livpalegre@paulinas.com.br

 

PROGRAMAÇÃO

1ª Oficina: Mídia e educação

Data: 04/08/17

Horário: das 8:00 às 12:00

Conteúdo:

– Mídia e socialização (influência e referências)

– Senso comum e pensamento complexo

– Leitura crítica dos meios de comunicação

Assessoria: Cíntia Miguel Kaefer – Mestra em Comunicação pela Unisinos na linha de Pesquisa Midiatização e Processos Sociais. Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Comunicação com o Mercado pela ESPM-Sul. Evelin de Oliveira Haslinger – Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos. Possui graduação em Pedagogia e especialização em educação popular e gestão de movimentos sociais. Diretora Cultural da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação (ABPEducom).

———————————————————————————————————————————-

2ª Oficina: Direito à comunicação e mídias alternativas

Data: 18/08/17

Horário: das 8:00 às 12:00

Conteúdo:

– Liberdade de expressão e direito humano à comunicação

– O papel das mídias alternativas na sociedade

– Mídias alternativas, participação e educação

– Mídias artesanais, vídeos de bolso e spots.

Assessoria: Evelin de Oliveira Haslinger – Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos. Possui graduação em Pedagogia e especialização em educação popular e gestão de movimentos sociais. Diretora Cultural da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação (ABPEducom).

——————————————————————————————————————————

3ª Oficina: Juventude e construção coletiva

Data:  01/09/17

Horário: das 8:00 às 12:00

Conteúdo:

– Midiatização, Cultura digital e juventude

– Escola e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs)

– O uso das redes sociais na educação

Assessoria: Cíntia Miguel Kaefer – Mestra em Comunicação pela Unisinos na linha de Pesquisa Midiatização e Processos Sociais. Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Comunicação com o Mercado pela ESPM-Sul.

 

Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP)