Com referência à experiência educomunicativa “Rádio JMS”, da Escola Municipal General Júlio Marcondes Salgado, o Canal Futura apresentou, em seu programa “Janelas de Inovação”, no dia 7 de dezembro, às 22hs, um projeto da rede municipal de educação de São Paulo que, desde 2001, incorporou em seus espaços escolares o paradigma da Educomunicação.

Confira o programa “Janelas da Inovação”:

O documentário, apoiado pela Fundação Telefônica Vivo e conduzido por Viviane Mosé, conta com um roteiro dinâmico, com comentários dos professores Carlos Lima e Shirley Diniz, vinculados ao Núcleo de Educomunicação da SME, assim como dos professores André Jonatas Barbosa e Ana Carolina da Silva, da EMEF local, além de ex-alunos e alunos da escola, como Gabriela Valim e Lorena Miranda.

O vínculo histórico da proposta com a contribuição do NCE/USP, que sistematizou o conceito e introduziu a prática em 455 escolas do município, entre 2001 e 2004, ficou por conta das intervenções do Prof. Ismar Soares, em diversos momentos do vídeo, que tem a duração total de 12 minutos.

O material, ao ser editado pela equipe do Canal Futura, soma-se a um conjunto crescente de produções que chegam ao Youtuve exemplificando a prática educomunicativa, em suas diferentes facetas, colocando o paradigma que a sustenta como referência obrigatória no debate sobre a reforma do ensino básico no país.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]