Gilberto Gil deu grande contribuição ao processo de mobilização. Crédito: Avaaz
A Câmara dos Deputados aprovou, na semana que se passou, o Marco Civil da Internet. Trata-se de uma luta em que se envolveram muito educomunicadores, em todo o Brasil. 

Reproduzimos texto da ONG Avaaz, uma das lideranças na articulação em favor do projeto, tendo conseguido reunir 345 mil assinaturas de apoio à proposta relatada pelo Deputado Alessandro Molon (PT-RJ). 


Veja a mensagem, assinada pela equipe coordenadora da Avaaz: 

Dia de Festejar! 
Hoje é dia de festejar! 
Nossa comunidade teve um papel fundamental  na aprovação do Marco Civil na Câmara dos Deputados, para salvar a liberdade da internet da interferência das grandes empresas. Leia essa história incrível!

Durante anos, diversas organizações e indivíduos trabalharam para criar o projeto e transformá-lo em lei. Então, no início de março, quando a votação parecia iminente, a Avaaz se uniu à luta para fazer o que faz de melhor: campanhas estratégicas, de grande apoio popular, direcionadas aos mais importantes tomadores de decisão.

Primeiro, Gilberto Gil uniu forças com a Avaaz e começou uma petição a favor da neutralidade da rede, privacidade e demais direitos do usuário de internet. Em duas semanas, 345 mil de nós já haviam se juntado à campanha, que foi mencionada em toda a imprensa.

Mas a luta contra as empresas de telecomunicações era uma briga de Davi x Golias. Iniciamos, então, uma estratégia mais focada. Nossa equipe voou até Brasília, se uniu a dezenas de outros movimentos, coletivos e organizações que estavam lutando por anos pelo Marco Civil e identificou deputados em cima do muro e aqueles que poderiam convencer outros colegas a votarem favoravelmente.

Em seguida contamos com milhares de ligações, tuítes e mensagens no Facebook de membros da nossa comunidade para convencer os deputados do seguinte: os brasileiros não querem que destruam a internet como a conhecemos! Gabriel Chalita (PDMB-SP) foi um dos que responderam à pressão, contrariando colegas de seu próprio partido, seguido por Anthony Garotinho (PR-RJ) e Fernando Francischini (SDD-PR).

Mas nós continuamos a pressionar. Fizemos uma pesquisa com membros da Avaaz e mostramos aos deputados que a grande maioria mudaria seu voto nas eleições caso seu deputado votasse contra o Marco Civil.

E fomos mais longe: nós contratamos anúncios no Facebook desafiando alguns desses deputados-chave a decidir de que lado da história queriam ficar: herois ou vilões da internet? Os anúncios alcançaram mais de 3 milhões de usuários de Facebook, de todas as partes do Brasil! A Câmara dos Deputados não podia mais ignorar nossa pressão.

Finalmente, nesta semana, oito deputados defensores da internet livre, de diferentes partidos e Estados, caminharam conosco até o Salão Verde da Câmara – na entrada do plenário – e entregaram as centenas de milhares de vozes a todos os deputados e ao presidente da Câmara.

Horas mais tarde, a votação aconteceu. E nós ganhamos!

O relator da proposta, Alessandro Molon (PT-RJ), agradeceu à Avaaz em seu discurso logo após a votação: “Faço um agradecimento especial à Avaaz, que recolheu 350 mil assinaturas trazidas hoje à Casa, lideradas pelo ex-Ministro Gilberto Gil. Essas assinaturas foram decisivas para a aprovação do projeto.” O deputado disse ainda que “a aprovação do Marco Civil representa uma vitória histórica para internautas do Brasil e do mundo. Que este nosso passo inspire outras nações a também lutarem para defender seus cidadãos na Internet.” 

Nós ajudamos a construir os direitos dos usuários da internet no Brasil. Mas essa bela história ainda não terminou e a próxima batalha será no Senado. Juntos nós podemos mover montanhas. Então aguarde nossos e-mails, porque precisamos nos unir mais uma vez, mover mais montanhas e comemorar a vitória final para o nosso país.

Com esperança e determinação,

Michael e a equipe da Avaaz


Mais informações:

ONG entrega 340 mil assinaturas de apoio à votação do Marco Civil (G1)
http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/03/ong-entrega-340-mil-assinaturas-de-apoio-votacao-do-marco-civil.html

8 perguntas sobre o Marco Civil da Internet (Gizmodo)
http://gizmodo.uol.com.br/8-perguntas-sobre-o-marco-civil-da-internet/

O que muda com o Marco Civil (Folha de S.Paulo)
http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2014/02/82191-o-que-muda-com-o-marco-civil.shtml

Marco Civil da Internet é aprovado na Câmara (Estadão)
http://blogs.estadao.com.br/link/marco-civil-da-internet-e-aprovado-na-camara/

Marco Civil aprovado: dia histórico para a liberdade de expressão (Carta Capital)
http://www.cartacapital.com.br/blogs/intervozes/marco-civil-aprovado-dia-historico-para-a-liberdade-de-expressao-8288.html