Realizou-se na cidade do México, entre 10 e 12 de dezembro, o Foro Latinoamericano y del Caribe de Alfabetización Mediática e Informacional. O evento, promovido pela UNESCO, teve como objetivo impulsionar a reflexão e a geração de ações e de políticas públicas em torno ao tema da educação midiática nos países da América Latina e Caribe.
O mesmo contou com a organização local da Universidad Nacional Autónoma de México, através de TV UNAM, com o apoio do Sistema Público de Radiodifusión del Estado Mexicano. A Universidad Autónoma de Barcelona ofereceu suporte acadêmico.

O fórum latino-americano e caribenho se realiza depois do sucesso obtido pelo fórum europeu, promovido pela UNESCO, em Paris, em maio do corrente ano.
O Brasil está sendo representado, entre outros, pelo associado da ABPEducom, Alexandre Sayad e pelo professor da ECA/USP,

Observatório
No espaço do fórum realizou-se um encontro destinado a lançar o recém-criado Observatorio Latinoamericano y del Caribe de Alfabetización Mediática e Informacional (OLCAMI).

Currículo para formação de professores
O esforço da UNESCO em disseminar informações sobre como operacionalizar projetos de educação midiática foi traduzido, recentemente, no lançamento de um currículo para a formação de professores voltados para a Alfabetização Midiática e Informacional. Veja acesso ao texto em português do novo manual no blog da ABPEducom, no link: <https://www.abpeducom.org.br/2013/04/unesco-lanca-em-portugues-publicacao.html>