Desde 2015, após uma série de encontros presenciais e on-line, profissionais e pesquisadores de vários países trabalham de forma conjunta pela consolidação da Educomunicação. Em articulação de Flasco Brasil, ABPEducom e NCE-USP, o objetivo é expandir o conceito e suas respectivas práticas para além das fronteiras brasileiras.

Chamada de Mobilização Latino-americana pela Educomunicação, a ação pretende se tornar referência internacional sobre o assunto. Além de aglutinar informações relevantes sobre práticas educomunicativas, há um esforço conjunto na construção de um banco de dados sobre pesquisas acadêmicas.

14963147_1363366423685915_7716386953794764652_n.jpg
Prof. Ismar Soares coordena os trabalhos da reunião dos Pesquisadores Latino-Americanos durante o VII Educom, em novembro de 2016

“A Mobilização Latino-americana pela Educomunicação é um esforço para unificar em um único repositório de dados, a produção tanto acadêmica como da práxis da área dessa região. De um lado, o objetivo é consolidar o campo mediante ao desenvolvimento de uma historiografia que iniciaria em 1999 até hoje. De outro lado, conseguir uma troca importante do que está acontecendo nos diferentes países”, afirma Jenny de la Rosa, uma das coordenadoras da ação — desenvolvida de forma horizontal entre os participantes.

Durante o VII Encontro Brasileiro de Educomunicação, em novembro de 2016 na ECA-USP, foi realizada a segunda reunião do grupo de pesquisadores que participam da mobilização. Na ocasião, com a presença de representantes de vários países, foi estabelecido um plano de objetivos e metas. Confira na tabela abaixo:


OBJETIVO
META
  1. Formar uma rede interinstitucional, nacional e regional, para a sistematização e análise da informação.
  • Mobilizar pesquisadores/as, gestores, articuladores de projetos latino-americanos em torno do tema da Educomunicação.
  1. Investigar como se está realizando a implementação de experiências de Educomunicação na América Latina.
  • Levantamento de bibliografia básica sobre Educação para a Comunicação na América Latina
  • Realizar coleta de dados: levantamento de dissertações e teses e sistematizações das instituições e de pesquisadores que atuam com algum tipo de referência na área da Educomunicação.
  1. Verificar nível de apropriação dos referenciais em educomunicação e de suas práticas no continente.
  • Realizar um levantamento de áreas e subáreas ou temas que integram/articulam as ações em Educomunicação, a partir das áreas de intervenção que a constituem.
  1. Customizar Plataforma digital para armazenamento de dados.
  • Levantamento de bancos de dados e em plataformas digitais.
  1. Elaborar referenciais epistemológicos colaborativos das experiências das diversas localidades da América Latina.
  • Encontros de socialização para apresentação e debate de relatórios nacionais junto aos pesquisadores/as latino-americanos da rede.


Um dos principais desafios da Mobilização Latino-Americana pela Educomunicação é a construção da plataforma on-line, responsável por aglutinar o banco de dados referentes à Educomunicação em nível latino-americano e ibero-americano. Se você for pesquisador ou estiver interessado em participar da Mobilização Latino-Americana e Ibero-Americana pela Educomunicação, envie e-mail para marketing@abpeducom.org.br. Reconhece alguma prática educomunicativa na América Latina? Também envie e-mail para marketing@abpeducom.org.br e nos ajude a articular a Educomunicação ao redor do mundo!

Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP)