A crescente influência das tecnologias no cotidiano tem provocado rupturas e debates sobre como mobilizar mudanças culturais e civilizatórias. Em um mundo altamente midiático, sobretudo no universo escolar, essa perspectiva abre diversas frentes de trabalho para educomunicadores de todo Brasil. E o desafio é evidente: como aproveitar a experiência de estudantes com as redes digitais para planejar e implementar ações educativas? Como desenvolver habilidades e competências para que os jovens possam ter domínio crítico e consciente da cibercultura?
Dados selecionados da pesquisa TIC Kids Online, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, também demonstram a complexidade do desafio: 
 
-Entre jovens de 9 a 17 anos no Brasil, 79% são usuários da internet, valor que correponde à 23,4 milhões de brasileiros.
 
-Entre os 23,4 milhões de crianças e adolescentes, 84% dos jovens afirmam usar a rede mundial de computadores diariamente.
 
– 79% dos jovens com acesso à internet no Brasil afirmam ter contas nas redes sociais – Facebook, Twitter, Instagram etc.
 
É nesse contexto de alta complexidade e desafios aos sistemas de ensino no país que o II Congresso Internacional de Comunicação e Educação receberá o painel temático “Tecnologias enquanto mobilizadoras de mudanças culturais e civilizatórias”, que acontece no dia 14 de novembro às 14hrs. Os participantes da atividade poderão, junto aos especialistas da área, refletir sobre os novos paradigmas da cibercultura que regem a sociedade midiática, influenciando o cotidiano do processo educativo.

Confira abaixo os debatedores do Painel e clique aqui e faça agora mesmo sua inscrição no evento 

Juliana Doretto (FIAM-FAM), pesquisadora do “MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas”, da USP, e mentora na área de infância e adolescência do Mural, agência de jornalismo das periferias;

Daniela Costa, mestre, doutoranda e coordenadora a condução da Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras – TIC Educação, no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br/NIC.br).

Jamila Venturini, pesquisadora da Rede Latino-americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits) e membro da Diretoria de Assessoria às Atividades do CGI.br do NIC.br. É autora dos livros Recursos Educacionais Abertos no Brasil: o campo, os recursos e sua apropriação em sala de aula e Terms of Service and Human Rights: an Analysis of Online Platform Contracts.

Nelson de Lucca Pretto, professor titular (e ativista) da Faculdade de Educação (www.faced.ufba.br) da Universidade Federal da Bahia (UFBA)/Brasil. Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994), Licenciado em Física (1977) e Mestre em Educação (1985), ambos pela UFBA. Bolsista do CNPq. Conselheiro da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Bahia foi Secretário Regional da SBPC entre 2011 e 2015. 

Brasilina Passarelli, professor Titular do Departamento de Informação e Cultura – CBD, Vice-Diretora da Escola de Comunicações e Artes – ECA-USP e Coordenadora Científica do NACE  ” Escola do Futuro – USP – www.futuro.usp.br

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Um comentário em “Mobilizações culturais e civilizatórias: desafios contemporâneos da cibercultura serão debatidos no II Congresso Internacional”

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