Na última quinta-feira, 13 de julho, faleceu Cleide Ramos, uma das fundadoras e ex-presidente da Empresa Municipal de Multimeios (MultiRio) vinculada à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Por três gestões – de 1995 a 2000 e duas consecutivas de 2009 a março de 2017 -, a educadora participou da criação e do desenvolvimento da MultiRio, fundada em 1993.

Em setembro de 2014 para a pesquisa de doutorado, sob a orientação de Ismar Soares (ECA/USP), a sócia-fundadora da ABPEducom Elisangela Rodrigues da Costa entrevistou a professora Cleide Ramos na época presidente da MultiRio.

Na foto acima, estão a professora Marinete Almeida D´Angelo (na época diretora de Mídia e Educação) da MultiRio e a professora Cleide Ramos (na época diretora-presidente da MultiRio).

A professora Cleide Ramos deu entrevista para minha tese no cargo de diretora-presidente da MultiRio, muito gentil e prestativa, me recebeu em sua casa no Leblon ainda em fase de recuperação. Ela ficou horas falando de sua trajetória, dos planos conquistados e objetivos futuros quanto à empresa, fiquei triste de saber de sua partida, o registro de sua posição, pensamento e ideal acerca da mídia-educação estará registrado em minha tese”, diz Elisangela.

Confira abaixo o vídeo institucional da MultiRio

Para a tese, também foram entrevistadas outras grandes referências e profissionais atuantes de São Paulo e do Rio, como a professora Regina de Assis – idealizadora e presidente da MultiRio de 2001 a 2008 entre outros. Atualmente a MultiRio tem como diretor-presidente o professor, artista-educador, Carlos Henrique de Sorocaba Botkay

A pesquisa doutoral em questão trata de uma comparação entre as políticas públicas em Educomunicação e Midia-Educação nas redes municipais de ensino de São Paulo e Rio de Janeiro a ser defendida em 2018 na ECA/USP.

Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP)