Maria Redher, associada da ABPEducom, acaba de regressar de Brasília, onde esteve no dia 26 de novembro, em representação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, para falar em uma audiência pública, na Câmara dos Deputados, sobre o direito dos estudantes a se manifestarem.

Na ocasião, Rehder exibiu um vídeo produzido pelos alunos da EE Fernão Dias 


Vídeo enviado para a câmara dos deputados pela campanha nacional pelo direito à educação.
Posted by Ocupação E. E. Fernão Dias Paes on Quinta, 26 de novembro de 2015

No dia 2 de dezembro, enquanto seis alunos desta mesma escola eram detidos pela PM em manifestação, os alunos em ocupação abriam as portas para receber uma delegação de 13 países com ativistas de direitos humanos, acompanhados por dirigentes da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, como pode ser visto no vídeo.

Segundo Maria Rehder, “está rolando muita educomunicação” na prática dos estudantes: “Não só as formas de comunicação, como também os processos de organização dos estudantes e as deliberações coletivas são promovidas democraticamente , com muita participação: eles promovem ecossistemas comunicativos vivos, políticos e de luta”.

Manifesto

Em manifesto público, a rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, há 16 anos trabalhando pela garantia do direito à educação no país, manifestou seu apoio aos estudantes paulistas: “A Campanha repudia o fechamento arbitrário de mais de 90 escolas públicas no Estado de São Paulo, sob o argumento de uma ´reorganização´ baseada na separação das escolas por nível de ensino.

E reitera que é inaceitável o fato de que não foram amplamente divulgadas as justificativas técnicas que embasam estruturalmente a proposta. Até o momento, graças à Lei de Acesso à Informação, apenas veículos de imprensa tiveram acesso a essas informações. E segundo consta, elas evidenciam a ausência de racionalidade pedagógica”.

Veja na íntegra o texto do manifesto à sociedade brasileira: <http://campanhaeducacao.org.br/?idn=1471>.