Com 14 GTs, o primeiro dia de congresso recebeu quase 70 apresentações

Por Felipe Schadt

Dezenas de pesquisadores se dividiram em 14 grupos temáticos para apresentarem suas pesquisas sobre Educomunicação, na tarde de ontem (12/11), durante o II Congresso Internacional de Comunicação e Educação, nas dependências da ECA. Divididos entre os temas Trajetória, Transformação Social, Formação, Meio Ambiente, Protagonismo Juvenil e Pesquisa, 14 salas receberam pesquisadores que dividiram com o público suas experiências com a Educomunicação. 

Como foi o caso de Carla Beatriz de David Ernesto, aluna de Publicidade e Propaganda da UNIPAMPA-RS. Sob a orientação da professora Merli Leal Silva, a jovem pesquisadora apresentou seu trabalho no GT “Transformação Social – Educomunicação: identidades e representações” (foto em destaque), sobre a criação de espaços de protagonismo para as mulheres que trabalham no campo. “Como o campo é um espaço tradicionalmente machista, o projeto que faço parte desde maio, o “Educação e Comunicação popular no Campo”, visa lutar contra o machismo e dar mais autonomia para as mulheres”. Carla Ernesto, que conheceu a Educomunicação na universidade, explicou que as duas famílias que participam do projeto já mostram sinais positivos de mudança. “Estamos percebendo a autoconfiança surgir nas mulheres”, contou.

Já ao norte do país, a pesquisadora Iasmin Araújo Bandeira Mendes, da UFCG-PB, veio de Campina Grande para dialogar com a licenciatura em Educomunicação da USP, isso porquê ela e sua orientadora Danielle Andrade Souza estão propondo uma revisão no currículo do curso de Bacharelado em Educomunicação, que junto com a licenciatura, somam os únicos cursos de graduação sobre Educom do Brasil. “Estamos remodelando nosso curso em Campina Grande e o diálogo com a licenciatura é muito importante para nós”, disse Mendes após sua apresentação no GT “Formação – Educomunicação enquanto formação específica e complementar, no Brasil e na Argentina” (foto acima).

Ao todo, foram 69 apresentações no primeiro dia de congresso e ainda há muita coisa pela frente. Nos próximos dois dias serão mais de 100 apresentações divididas em 25 grupos temáticos que começam sempre a partir das 16h30 e se espalham pelos prédios da Escola de Comunicações e Artes. 

Confira outras notícias do II Congresso Internacional de Comunicação e Educação

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]