A Rede Educom da Bahia vem se estruturando em todo o estado, num trabalho vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural. Segundo o associado da ABPEducom, Marcílio Rocha Ramos, a rede se articula no contexto de uma política pública denominada Bahia Produtiva, financiada pelo Banco Mundial. O fato possibilitou o planejamento de formações locais, com o próprio Ramos circulando pelos 27 territórios do programa de sustentabilidade, permanecendo três dias em cada um deles, ao longo de seis meses de trabalho ininterrupto.

Nessas formações, foram beneficiados mais de mil conselheiros municipais de Desenvolvimento Sustentável. Como os Conselhos são formados por representantes do governo e da sociedade civil, o grupo atendido ganhou diversidade, envolvendo as lideranças locais mais prestigiadas. Para tanto, ao longo do último ano, Ramos cumpriu uma agenda de trabalho que o levou a percorrer mais de 5 mil quilômetros pelas estradas da Bahia.

Foi nesse primeiro contato que o conceito da educomunicação foi apresentado como um paradigma para guiar as ações dos ativistas e dos políticos envolvidos com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Segundo Ramos (foto à esquerda), autores como Soares, Freire e Deleuze serviram como referência: “Nesses encontros, fizemos também um perfil do ‘Ser Educom’: conhecer a política pública em seu papel de conselheiro e ser um educomunicador na arte de se articular no território”.

Nesse fim de novembro, três animadores de cada um dos 27 pólos, eleitos pelos colegas, foram chamados a Salvador para um encontro presencial (foto abaixo) dedicado especialmente a uma formação para o uso das linguagens da comunicação nos processos educomunicativos. No seu conjunto, mais de cem líderes foram atendidos por sete especialistas em produção midiática. Um dos convidados é o índio Menininho, da tribo Kaimbé, do norte da Bahia, território do Semiárido Nordeste II. Um segundo ciclo de visitas aos membros locais da rede ocorrerá em breve, com o aprofundamento da formação e ampliação da rede de educomunicadores da Bahia.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]