Será criado, no dia 14 de abril, em São José dos Campos, SP, o Núcleo Regional da ABPEducom para o Vale do Paraiba (EDUCOM.VALE). O ato ocorrerá no auditório do Instituto São José, das Irmãs Salesianas, durante o I Encontro Regional de Educomunicação, com palestra do professor Ismar Soares, presidente da entidade. O tema do evento será: “O diálogo como base pra uma educação transformadora”.

A prática educomunicativa já se faz presente no vale do Paraíba através de projetos e ações que envolvem numerosos professores e pesquisadores, assim como instituições de ensino reconhecidas por seus compromissos com a inovação, como a FUNDHAS, a Secretaria de Meio Ambiente de SJC e as unidades de ensino da Rede Salesiana de Educação.

Em São José dos Campos

Destacaram-se, nos últimos anos, os projetos implementados no espaço da FUNDHAS – Fundação Hélio Augusto de Sousa, da Prefeitura de São José dos Campos, que manteve, de 2005 a 2011, um convênio com o NCE/USP para as formação de grupos de educadores e de estudantes. Como consequência desta formação, as unidades da FUNDHAS instalaram equipamentos de rádio escolar. A FUNDHAS criou e manteve, no período, um centro de referências em educomunicação para o Vale do Paraiba. A partir deste centro, foi possível a educadores e estudantes da FUNDHAS prestar um serviço formativo a docentes e aluno da rede municipal de ensino no âmbito da educomunicação.

Ainda em São José dos Campos, a Secretaria de Meio Ambiente desenvolveu um ambicioso programa de educação ambiental de cunho educomunicativo, que se fez presente em eventos da área em várias partes do país.

Salesianas

As Irmãs Salesianas optaram pela educomunicação já no início dos anos de 2000. A decisão foi tomada em encontros continentais, reunindo delegadas das casas salesianas dos países da América Latina, celebrados, inicialmente, na Venezuela e no Equador. Da América Latina, as salesianas levaram o conceito para os demais 70 países onde mantêm escolas e centros de educação, nos cinco continentes. A fundação do Educom.Vale ocorrerá justamente num estabelecimento das salesianas, o Instituto São José, onde funciona um núcleo de práticas educomunicativas que se mantém como referência e pesquisa do conceito.