Um total de 61 organizações de todo os continentes faz parte de uma rede de instituições voltadas ao tema da educação midiática e informacional. Entre estas, encontram-se o Núcleo de Comunicação e Educação da USP (associado no. 43); ABPEducom (no. 45) e Viração Educomunicação (no. 46).

A rede ganhou a denominação de GAPMIL – Global Alliance on Media and Information Literacy.


Iniciada em 2013 na Nigéria como uma aliança aberta para aqueles que vêm o tema do MIL como fundamental como política pública, a rede GAPMIL é uma das promotoras do V Global MIL Week (São Paulo, 2 a 5 de novembro de 2016).

Para uma organização tornar-se membro do GAPMIL basta se inscrever no Fórum online.

Alexandre Sayad, associado da ABPEducom, participa do comitê gestor provisório da rede, juntamente com Dorcas Bowler, da área de biblioteca do governo das Bahamas

A coordenadora global dessa aliança é a Professora Carolyn Wilson, do Canadá, que visitou o Brasil, em maio de 1998, tendo participado do I Inernational Congress on Communication and Education, promovido pelo NCE-USP, sob a liderança do Prof. Ismar Soares.

Clique aqui para mais informações sobre o GAPMIL. Neste documento, entre as páginas 12 e 13 é possível encontrar a relação completa dos nomes.

Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP)