Grupo com a palestrante Daniele Próspero | Crédito: Divulgação

O Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Universidade de São Paulo ofereceu, no início de julho, a educadores das redes públicas do Estado de São Paulo e dos municípios da Grande São Paulo a oportunidade de atualização profissional sobre a interface comunicação/educação e, para muitos, de tomarem os primeiros contados com conceitos de um novo campo do saber: a educomunicação. 

O curso “Educação midiática e práticas educomunicativas”, coordenado pelo prof. Dr. Claudemir Edson Viana, docente do curso de Licenciatura em Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da USP, contou com a participação de educadores (e também alguns alunos de diferentes cursos da USP) que puderam participar dos encontros durante uma semana, num total de 40 horas. As atividades foram promovidas voluntariamente por um grupo de pesquisadores que integram o NCE, núcleo coordenado ha 18 anos pelo Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares.


O curso foi uma das formações que a USP ofereceu a este público-alvo como parte do 8º. USP Escola, que “reúne cursos de atualização para professores de diversas disciplinas do ensino médio, com temas e abordagens diversificadas, procurando responder a demandas atuais da escola básica. Com isso, pretende-se não apenas propiciar a atualização de conhecimentos, como também a troca de experiências entre as vivências e práticas educacionais de professores e as diferentes propostas desenvolvidas na USP”, conforme diz a coordenadora geral do programa, profa. Dra. Vera Bohomoletz Henriques, do Instituto de Física.

Nesta oportunidade, ministraram atividades os pesquisadores Claudia Mogadouro, Paola Prandini, Daniele Próspero, Carmen Gattas, Claudemir Viana, Richard Romancini e o prof. Ismar de Oliveira Soares, que fez a abertura da jornada. Nos encontros, foram tratados temas centrais da epistemologia em educomunicação como Educação midiática nas diversas perspectivas teórico-metodológicas, Educomunicação transversando o currículo do Ensino Básico, Práticas Educomunicativas e currículo escolar, dentre outros.

Os encontros foram muito agradáveis com participantes bem interessados e envolvidos numa formação dialógica, que logo promoveu a integração também pelo Facebook, por onde foram deixados registros sobre estes momentos: “O curso permitiu que eu entrasse em contato com professores que desenvolvem pesquisas e que também vivenciam as questões de ensino e aprendizagem (embora não em ensino fundamental); permitiu que eu conhecesse práticas que ocorrem em outras escolas e me motivasse com a empolgação de outros professores; tive o primeiro contato com uma área nova para mim, a educomunicação, e isso foi muito positivo”.

Novas atividades 


A próxima oportunidade de atualização profissional em Educomunicação a ser oferecida pelo NCE/USP será o curso “Educomunicação na perspectiva do Núcleo de Comunicação e Educação I e II”, totalizando 80 horas divididas em dois módulos de 40 horas. As inscrições para o Módulo I já se encerraram, e obtivemos um número de interessados bem acima do número de vagas. “Mesmo sem fazer divulgação, chegamos a 265 inscritos. E, agora, estamos promovendo a etapa de seleção entre os 167 que confirmaram participação respondendo um formulário online”, destaca um dos coordenadores do curso, prof. Dr. Claudemir Viana.

O curso será presencial, com encontros de 3 horas aos sábados, pela manhã, a partir de 02 de agosto. O curso será uma das ações do NCE/USP em comemoração aos 15 anos em que o termo Educomunicação é adotado para identificar e organizar conhecimentos sobre os fenômenos da interface comunicação/educação.