Leia abaixo a nota publicada pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Estado de São Paulo (Condepe). O presidente da ABPEducom, Ismar Soares, e o secretário executivo da Associação, Claudemir Viana, são membros da Comissão Estadual de Educação em Direitos Humanos, vinculada ao Condepe.

***

NOTA PÚBLICA

CONTRA O ARMAMENTO DA POPULAÇÃO, POR UMA CULTURA DE PAZ

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Estado de São Paulo – CONDEPE manifesta, com profunda tristeza e pesar, sua consternação com a tragédia ocorrida na manhã de 13 de março de 2019, na Escola Estadual Raul Brasil, localizada na cidade de Suzano/SP. Ante a dor e perplexidade, nos solidarizarmos com familiares, alunos, educadores e funcionários desta escola, bem como com a comunidade suzanense.

A tragédia de Suzano não pode servir para estimular práticas ou ações que se justificam no apelo à violência como resposta à insegurança da sociedade, sendo esta resultado de políticas públicas ineficazes na missão de construir uma sociedade segura e livre das mais diversas formas de violência.

Os fatos deste dia sugerem uma reflexão sobre o olhar da proteção das crianças, dos adolescentes e da juventude brasileira, bem como dos familiares, na condição de sujeitos de direitos, que foram expostos à violência e a violação dos seus direitos humanos. Todos permanecem sob os riscos de práticas e discursos que legitimam, incentivam e facilitam a utilização de armas letais, em detrimento de uma política de segurança pública que tenha por objetivo a prevenção de um ambiente de intolerância e ódio, que tem alimentado ainda mais os indicadores da violência contra cidadãs e cidadãos em situação de vulnerabilidade social e jurídica.

A realidade do Brasil atual aponta para um empobrecimento cultural, que resulta na banalização da vida e criminalização das populações vulneráveis. Nesse sentido, é urgente que órgãos públicos de Educação, de Segurança Pública, Justiça e de Defesa dos Direitos Humanos cumpram seu papel de assegurar os valores da civilidade humana e prevenção de lamentáveis atentados à vida.

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Estado de São Paulo conclama a sociedade para a reflexão em torno de políticas voltadas ao recolhimento de armas letais, restringindo seu acesso a qualquer pessoa, restabelecendo os valores de uma cultura de paz, sendo urgente retomar, com aprofundamento, o amplo debate em torno do desarmamento no Brasil e da promoção de uma efetiva política de segurança pública cidadã e defesa dos direitos humanos.

São Paulo, 18 de março de 2019.

Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]