Crédito: NEINB-USP

O Núcleo de Apoio à Pesquisa dos Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro (NEINB-USP) acaba de inaugurar seu novo site. De acordo com o professor Ricardo Alexino Ferreira que é coordenador do núcleo, o site agrega  a temática das relações étnico-raciais do Brasil e de outros países e tem proposta interativa, voltada para comunicadores, educomunicadores, educadores e pessoas interessadas na temática. 

No site é possível encontrar material didático-pedagógico para educadores que necessitam trabalhar a questão étnica em aulas, como é o caso do material Percepção das Diferenças, que está disponível para download e foi produzido por pesquisadores na questão da diversidade. No site também está disponível banco de dados de produção audiovisual que aborda a temática étnica. 

A proposta é que se torne acervo de referência do país sobre etnia, envolvendo entrevistas, documentários e outras produções. O material pode contribuir também com a formação educomunicativa, considerando que trabalha com diferentes aspectos de mída e sua interseção com educação. 

Pesquisadores e pós-graduandos também poderão enviar artigos para a revista do NEINB-USP, que ainda este ano terá o seu primeiro número editado, e tem por objetivo obter qualificação (“qualis”) junto à Capes. O NEINB-USP mantem relações acadêmico-científicas com outras entidades do Brasil e de outros países, como a Kent University, em Ohio (EUA).