Leandro Filho (MEC) destaca a contribuição da Educomunicação
ao Mais Educação | Crédito: Fernanda de Araújo Patrocínio 

Coordenadores e monitores do Programa Mais Educação (PME) da rede de município de Santa Maria – RS, se reuniram na segunda (6/10), na Escola Municipal de Aprendizagem Industrial – EMAI, para formação sobre Educomunicação e Recursos Educacionais Abertos.


A palestra principal do evento foi ministrada pela profa. Dra. Rosane Rosa, da Universidade Federal de Santa Maria e vice-presidente da ABPEducom, que ressaltou a importância do processo de empoderamento dos sujeitos envolvidos nas atividades dos macrocampos que se pautam no paradigma da educomunicação. Ao final de sua fala, Rosane convidou os participantes a relatarem suas experiências emancipatórias na mediação de processos de aprendizagem.

Profª. Rosane Rosa (UFSM) ressalta o processo de empoderamento do sujeito
| Crédito: Fernanda de Araújo Patrocínio 


O Coordenador Geral de Educação Integral do Ministério da Educação (MEC), Leandro Fialho, também esteve presente no evento e falou do desafio de construir a educação integral enquanto política pública, tendo em vista o amplo território e diversidade cultural, social e econômica do Brasil. Fialho destacou a importância de parcerias com Universidades, a exemplo da UFSM e o diferencial e contribuição da educomunicação para uma educação mais qualificada, inovadora e próxima da realidade dos alunos. 

No período da tarde os monitores e coordenadores puderam se apropriar de novos conhecimentos por meio das oficinas sobre Recursos Educacionais Abertos (REA), fanzine, escrita colaborativa e história em quadrinhos, stop motion e fotonovela ministradas por associados da ABPEducom e mestrandos da Universidade Federal de Santa Maria.

A formação foi promovida por meio de parceria entre a Secretaria de Município da Educação de Santa Maria – RS, o Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação e Cidadania do POSCOM UFSM e do Núcleo da ABPEducom do RS. 

Por Maurício Lavarda do Nascimento