Crédito: Bol Fotos - http://noticias.bol.uol.com.br/fotos/entretenimento/2012/10/04/tarcisio-meira---relembre-a-trajetoria-do-veterano-da-tv-brasileira.htm
O casal Tarcísio Meira e Glórias Meneses que
contracenaram em diversas novelas. Crédito: Bol Fotos

No dia 25 de fevereiro de 2015, OBITEL celebrou seus 10 anos de existência. O Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva nasceu na Universidade Javeriana, em Bogotá, como uma rede de pesquisa da ficção televisiva ibero-americana, com a proposta de fazer um estudo sistemático da produção, transmissão e recepção de ficção televisiva, aos níveis nacional, regional e internacional.

De acordo com a Profa Dra. Maria Immacolta Vassalo Lopes, coordenadora do projeto, “o OBITEL tem como objetivo fomentar propostas de pesquisa institucionais em universidades e centros educativos e de cultura, bem como em ONGs, através de um Anuário da ficção televisiva”. A partir dos resultados alcançados, o Observatório se propõe influenciar políticas públicas para a televisão, incluindo a publicação continuada de 8 Anuários, destinados ao conhecimento da academia, bem como dos setores envolvidos com a indústria cultural em cada país, incluindo os organismos que trabalham com tendências de consumo midiático.

Segundo, ainda, com a Profa. Immacolata, nesses 10 anos, o OBITEL consolidou equipes nacionais de pesquisadores em 12 países, filiadas institucionalmente a departamentos e universidades na Ibero-América. No Brasil, o Observatório fez parcerias duradouras com instituições como a Globo Universidade, o IBOPE e muitos outros institutos de medição de audiência. No mundo acadêmico, o Observatório tem sido reconhecido pelos aportes metodológicos inovadores que vem oferecendo ao estudo da ficção televisiva, com reconhecimento nacional e internacional.

Atualmente, o OBITEL tem sua sede no Departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP, onde funciona também o CETVN – Centro de Estudos de Telenovela – ECA – USP.