O Programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB), iniciativa do Painel Brasileiro para o Futuro do Oceano (PainelMar), está mapeando agentes educomunicadores que implementem projetos na área socioambiental nas regiões costeiras e marinhas do país.

Por meio de um formulário online, a equipe de Educomunicação do programa se propõe a selecionar profissionais, programas, projetos e ações de organismos do primeiro, segundo e terceiro setor envolvidos com o tema. Os selecionados serão apresentados no próximo relatório anual produzido pelo HOB, que sintetiza as ciências marinhas produzidas no Brasil. Também terão seus nomes divulgados nas redes sociais do PainelMar.

A ABPEducom apoia a iniciativa e reconhece o serviço que está sendo prestado pelo PainelMar ao campo da prática educomunicativa no Brasil. Os agentes atuantes nessas temáticas têm uma ocasião única de ingressar numa rede de especialistas. A Associação reforça o pedido dos organizadores para que o formulário seja compartilhado com atores de Educomunicação Socioambiental costeira e marinha no país, de forma que consigam criar um mapa representativo, a serviço do fortalecimento do campo.

Os interessados em participar do levantamento podem responder ao formulário da pesquisa até 5 de fevereiro de 2020.

Criado em 2015, o PainelMar é um espaço articulador de redes de conhecimento, de organizações e de indivíduos comprometidos com a sustentabilidade dos oceanos e suas regiões costeiras. Já o HOB foi lançado em 2019 e tem o objetivo de alavancar e dinamizar, no período de quatro anos, uma “rede de redes” de profissionais em início de carreira para atuação na interface entre o conhecimento e as políticas públicas voltadas para zona costeira e marinha.

Mais informações estão disponíveis nos perfis do PainelMar no Instagram e no Facebook, ou pelo e-mail painelmar@gmail.com.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]