Numa iniciativa da Fundação Vitória Amazônica (FVA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), um projeto educomunicativo está sendo desenvolvido por jovens ribeirinhos dos rios Unini (Barcelos) e Jaú (Novo Airão), que vivem dentro de áreas protegidas no Baixo Rio Negro, no Amazonas.

O trabalho desenvolvido visa o registro, em áudio, vídeo e fotografia, das atividades que envolvem a revisão participativa do plano de manejo do Parque Nacional do Jaú, Unidade de Conservação com 2,3 milhões de hectares, que protege uma das maiores áreas de floresta tropical do mundo.

Imagem Governo Federal: Parque Nacional do Jaú é o maior em floresta tropical

Cerca de 20 jovens integrantes do projeto  participam, entre os dias 4 a 6 de fevereiro de 2017, da Oficina de preparação para Cobertura Educomunicativa do Parque Nacional do Jaú, no Espaço FVA em Novo Airão (190 km de Manaus).

A condução da oficina será realizada pela FVA e por voluntários parceiros das áreas de comunicação e cultura, como o Coletivo Difusão e o Centro Popular do Audiovisual (CPA), de Manaus; Projeto Saúde e Alegria (PSA), de Santarém; e um representante da Reserva Extrativista Riozinho da Liberdade, do Acre.

A informação é de Débora Menezes, associada da ABPEducom e coordenadora pedagógica do ‘Gente para a Conservação da FVA’.

Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP)