A Paulinas Livraria de Porto Alegre (RS) acaba de oferecer, na capital gaúcha, um Curso sobre de Educomunicação. O curso teve 20 horas de trabalho acadêmico, reunindo 50 participantes, entre educadores, profissionais de comunicação e interessados na inter-relação comunicação/educação.

A proposta foi a de estimular a reflexão sobre o papel da comunicação e das mídias nos processos educativos, visando especialmente a educação formal.

Dividido em cinco módulos de 4 horas cada, o programa foi ministrado por quatro associados da ABPEducom: as Professoras Sátira Machado (PUC/RS) e Rosane Rosa (UFSM/RS), o especialista em educomunicação Bruno Ferreira, bem como a especialista em Educação Popular Evelin Haslinger, bolsista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Unisinos.

Devido ao sucesso alcançado pela primeira edição, a Paulinas Livraria de Porto Alegre já confirmou uma segunda oferta do curso, para 2016. A novidade será o apoio da ABPEducom na promoção da iniciativa. Para a Irmã Jurema Andreolla, articuladora do curso, a expectativa é a de que no próximo ano a atividade conte com um número ainda maior de educadores participantes: “Sentimos que a Educomunicação é algo que o educador precisa conhecer para que possa levar para suas práticas uma leitura mais crítica das mídias”, afirmou.