Realizado pela Viração Educomunicação, em parceria com a Rede Conhecimento Social e com apoio do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), o “Consulta Brasil” disponibiliza uma pesquisa online voltada para o público entre 9 e 17 anos de idade, com o objetivo de compreender como essa faixa etária utiliza a internet e outras tecnologias. O projeto busca também sensibilizar crianças e adolescentes sobre como usar as TICs de forma segura e cidadã. O formulário está disponível para preenchimento até o dia 15 de setembro.

O questionário usado foi desenvolvido ao longo de diversas oficinas promovidas durante a primeira etapa do projeto, quando uma equipe de educadores viajou para 10 cidades — passando por todas as regiões do Brasil — e realizou formações em escolas públicas e ONGs localizadas em diversos territórios, visando garantir maior capilaridade de atuação e representatividade das juventudes no mapeamento. A partir de metodologias ativas e de um processo educomunicativo entre pares, os participantes das oficinas foram incentivados a refletir a respeito do uso seguro, criativo e cidadão das TICs.

A partir dos resultados da pesquisa e após análise de especialistas, serão produzidos dois guias educativos sobre o uso consciente das TICs — um para crianças e adolescentes e outro para pais, professores, educadores e demais profissionais. Os guias serão disponibilizados para download gratuito nos canais da Viração. No YouTube, também será publicada uma websérie com quatro episódios, que abordarão os temas levantados pelas crianças e adolescentes participantes das oficinas. O objetivo destas produções é oferecer materiais para orientar esta faixa etária a utilizar a internet e as TICs de forma consciente, além de ajudar profissionais e familiares adultos a lidar com estes avanços e garantir o uso seguro e cidadão destas tecnologias.

“Com a democratização da Internet, tivemos mudanças nas formas de se comunicar, de se relacionar — mas o acesso despreparado e sem critério submete os usuários a alguns riscos como, por exemplo, a exposição de dados pessoais, relacionamentos perigosos, propagação de discursos de intolerância e ódio, fake news”, afirma a analista do projeto Consulta Brasil, Viviane Delgado. “Se por um lado a Internet pode proporcionar maior acesso à informação e também oferecer um espaço para exercer nossa liberdade de expressão, ao pensar em estratégias para o uso seguro das TICs por crianças e adolescentes, é fundamental que elas sejam ouvidas e consultadas. Além de garantir o acesso gratuito e democrático aos guias educativos, nosso desejo é que os resultados do Consulta Brasil sejam considerados para a elaboração e implementação de políticas públicas no país”, complementa Elaine Souza, coordenadora da Viração, que é uma entidade parceira da ABPEducom.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]