Esta é a segunda vez que o Grupo Estado se aproxima de um projeto educomunicativo. A primeira ocorreu entre 2005 e 2006, quando o Jornal da Tarde editou, ao longo de 70 domingos subsequentes, uma página inteira, sem publicidade, intitulada Pais e Mestres, produzida por uma equipe do NCE/USP, sobre temas transversais, de interesse para o currículo do ensino fundamental, sob uma perspectiva educomunicativa. A segunda acaba de ter início: o Jornal O Estado de São Paulo acaba de convidar os jovens do projeto educomunicativo “Dante em Foco”, do Colégio Dante Alighieri, para produzirem uma coluna a ser publicada uma vez por mês.

O blog do jornal publicou a primeira matéria, assinada por Bianca Barcellos e Isadora Castro, nomeada “Focados chegam ao Estadão”, onde é documentada com detalhes a trajetória da prática educomunicativa no colégio paulistano.

A experiência jornalística do Dante em Foco, em e-book
Experiência é o que não falta para os alunos do Dante. No ano passado, os estudantes lançamos o e-book “Focados Book: o manual do jornalista mirim”- onde os adolescentes explicam tudo o que sabemos sobre jornalismo: “Crianças ensinando a outras crianças como escrever um texto, tirar uma foto, gravar na rádio, fazer telejornalismo e produzir uma análise de mídia”. 
Para acessar o e-book, siga o link: http://migre.me/tZa8S
Para ler toda a matéria sobre a presença do Dante no mais antigo diário paulista, vá ao link:http://educacao.estadao.com.br/blogs/colegio-dante-alighieri/focados-chegam-ao-estadao/