Na foto (da esq. para a dir.): Joelita Rocha, Ricardo Molto (coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Unilins), Ana Maria Cardoso (professora do mesmo curso) e Carmen Gattás

Parcerias entre uma instituição privada de ensino superior e organizações do terceiro setor, com o apoio de sócias da ABPEducom, estão permitindo a concretização de diversas ações educomunicativas na cidade de Lins (SP).

Uma delas é o Educom Idiomas, projeto de extensão do Centro Universitário de Lins (Unilins) que tem como mediadora a educadora social Joelita Palmeira Rocha, aluna de pós-graduação da instituição e associada da ABPEducom. Trata-se de um grupo comunitário que reúne moradores da região e universitários de várias instituições para o estudo e prática de inglês e italiano, juntamente com a discussão de questões sociais e a definição de estratégias para a promoção de ações de Educomunicação.

Alunos de Engenharia Ambiental que participam do projeto também estão produzindo curtas-metragens sobre o processo de revitalização de uma nascente que se encontra na sede da Comunidade Educacional para o Trabalho (CEPT). A entidade, parceira da iniciativa, é presidida por Rocha. Os vídeos serão exibidos em mostra a ser realizada no segundo semestre deste ano.

Outro projeto educomunicativo no município, com supervisão de Joelita Rocha e apoio de alunos do Educom Idiomas, é o Imprensa Jovem Olaria, criado neste ano pela ONG Olaria pelos Direitos da Criança e do Adolescente, que reúne jovens interessados nas áreas de saúde, meio ambiente, política e cultura.

Educom em debate

O crescimento de práticas de Educomunicação em Lins foi um dos fatores que motivou a realização de um fórum para debater, entre outras temáticas, a adoção deste paradigma como política pública. O 1º Fórum sobre a Evolução da Educação Ambiental foi realizado no dia 6 de maio, na Unilins, e teve como uma das palestrantes Carmen Gattás, educomunicadora, pesquisadora colaboradora do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) e associada da ABPEducom.

Gattás falou sobre a Educomunicação Socioambiental, uma abordagem que faz parte do Programa Nacional do Meio Ambiente, vinculado ao governo federal, e que tem o intuito de estimular e difundir a educação popular e participativa ao mesmo tempo em que fortalece ações em prol da sustentabilidade. Ela concedeu entrevistas sobre o evento à Imprensa Jovem Olaria e ao canal NovaTV (assista abaixo).

Foto: Roberto Melges/Divulgação

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]

Um comentário em “Projetos educomunicativos em Lins envolvem universitários e sociedade civil”

  • Parabéns!!! Ficou ótima a matéria!!!

Os comentários estão desativados.