Legenda: Rede Alfamed, coordenada por Aguaded, se reúne em Juiz de Fora, MG, em 2017

Oito iniciativas de agrupamentos de especialistas e instituições em torno da educação midiática reúnem-se em São Paulo, por ocasião do II Congresso Internacional de Comunicação e Educação, na ECA/USP, no dia 12 de novembro, entre às 14h e às 17hs. Estarão presentes iniciativas mundiais, iberoamericanas, latinoamericanas e nacionais (da Argentina e do Brasil).

Representam a primeira categoria três redes com finalidades específicas: o GAPMILGlobal Alliance for Partnerships on Media and Informaon Literacy, para a América Lana e Caribe; o MilObsObservatório sobre Média, Informação e Literacia, com sede em Braga, Portugal e a Rede Mundial pela Educomunicação, do Instuto das Filhas de Mria Auxiliadora, com sede em Roma, Itália.

No espaço Iberoamericano, teremos a ALFAMEDRede Interuniversitária Euroamericana de invesgação sobre competências midiáticas para a cidadania, com sede em Huelva, Espanha. Já no espaço latinoamericano, encontraremos a RedEducom América Latina, com sede em Quito, Equador, assim como a iniciante proposta denominada de Rede de Mobilização Latinoamericana pela Eduomunicação, com sede em São Paulo.

A Argentina se faz presente com a a Red de Cátedras, Invesgación e Intervención en Comunicación y Educación, com sede em Entre Rios. Por sua vez, o Brasil trará a ABPEducom, que reune pesquisadores e profissionais da Eduomunicação em todo o território nacional.

Personalidades

Para discutir a natureza das redes, seus objetivos e suas contribuições, comparecerão ao encontro, os especialistas Jose Ignácio Aguaded Goméz, de Huelva, Espanha, diretor da Revista Comunicar;  Manuel Joaquim Silva Pinto, de Braga, Portugal, coordenador do CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho; Márcia Koffermann, da Inspetoria das Filhas de Maria Auxiliadora, de Porto Alegre, RS; Carlos Alberto Ferraro, presidente de SIGNS-AL; Gabriela Amalia Bergomás, da Unmiversidad de Entre Ríos, Argentina,  além dos brasileiros Alexandre Sayad e Ismar de Oliveira Soares. Coordena o debate a Profa Soraya Maria Ferreira Vieira, da UFJF, MG.

Dois observadores, um em São Paulo, o Prof. Marciel Aparecido Consani, e  outro em Braga, Portugal, na pessoa de Cristiane Parente de Sá Barreto farão a relatoria deste encontro, que será transmitido ao vivo pela USPtv.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]