Painéis, workshops e oficinas também discutiram questões ligadas à arte e à universidade

Por Felipe Saldanha

Dentre várias temáticas abordadas, a principal dos painéis da tarde de terça-feira (13/11) – segundo dia do II Congresso Internacional de Comunicação e Educação – foi a presença da Educação Midiática em diferentes projetos educativos, especialmente aqueles que envolvem crianças e jovens. No mesmo período, workshops e oficinas reuniram o público interessado em relatos de experiência e aspectos mais práticos.

O painel “Vozes das crianças, adolescentes e jovens: experiências em educomunicação e mídia-educação” (foto abaixo) diferenciou-se de todos os demais do evento por dar espaço aos alunos participantes de projetos mantidos por organizações sociais e escolas públicas, para que eles próprios pudessem relatar as suas vivências nessas iniciativas. Afinal, educomunicação é para todas as idades: até os integrantes da Imprensa Jovenzinha (foto em destaque), na faixa etária de apenas 4 a 5 anos, não só conversaram com a plateia como tiraram fotos de toda a atividade. O projeto é uma adaptação do programa já existente na rede pública paulistana voltado para estudantes mais velhos, o Imprensa Jovem.

Segundo a criadora do Imprensa Jovenzinha, Cláudia Regina dos Santos, professora do Centro de Educação Infantil Jardim Reimberg, escola municipal de São Paulo (SP), a preparação das crianças começa com o manuseio dos aparelhos, para que aprendam a operá-los, e rodas de conversa na forma de “assembleia infantil”, espaço em que podem expor suas opiniões. Só depois é que passam a cobrir os eventos que acontecem na escola e no seu entorno. Apesar dos desafios, a docente comemora o resultado: “O retorno dos pais é maravilhoso. Eles adoram, porque as crianças chegam em casa contando as novidades, o que fizeram, para onde foram”.

O trabalho das organizações sociais na promoção do protagonismo infanto-juvenil em práticas de Educomunicação e Mídia-Educação, bem como na legitimação desses campos, também foi o assunto dos painéis “Ativismo social juvenil” e “Organizações da sociedade civil que atuam com educação midiática”, com a presença de representantes de projetos de todo o país. Outros painéis debateram a presença da arte e a contribuição dos programas de pós-graduação para a Educação Midiática.

Já os workshops possibilitaram a troca de experiências e reflexões sobre como tais práticas estão acontecendo no Brasil e na América Latina. A equipe do Serviço Pastoral da Comunicação (SEPAC), da capital paulista, ministrou a atividade “O planejamento da prática educomunicativa em âmbito comunitário”. Por sua vez, a professora da Universidade de Lima (Peru), Teresa Quiroz, especialista em temas como liberdade de expressão e a relação entre jovens e jornalismo, falou no workshop “Diálogo Latino-americano” (foto acima) sobre as etapas pelas quais vem passando a Educação Midiática no seu país. Também participou da atividade o pesquisador Diego Leandro Marín Ossa, da Universidad Tecnológica de Pereira (Colômbia).

Segundo Quiroz, os educadores têm se interessado pela área, mas o governo peruano é ausente e não promove políticas públicas. “Com a debilidade da educação pública, é fundamental fortalecer o professor da escola, dar-lhe as ferramentas – não tecnológicas, mas de pensamento e compreensão sobre como a educação vem mudando e o modelo antigo já não funciona. É necessário que o professor se abra a entender o mundo das crianças para poder integrá-lo à educação”. Ainda de acordo com a docente, para isso ser concretizado, o apoio da academia é essencial: “Creio que a universidade deve prestar um apoio importante nas escolas, através dos próprios estudantes de comunicação”.

Completando a programação da tarde, as oficinas possibilitaram aos congressistas experimentar e praticar técnicas que podem ser levadas para diferentes espaços educativos. A professora e artista Ana Luísa Anker, da ABPEducom, explicou como é possível fazer animação e edição de vídeo utilizando o celular. Já a produtora editorial e mestranda da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Raquel Scremin, abordou a produção colaborativa de um Recurso Educacional Aberto (REA) por meio de ferramentas do Google (foto acima), que permitem a produção colaborativa em tempo real, propiciando maior interação entre professor e aluno e até a edição offline.

Scremin faz parte do programa Educom.UFSM, que abriga uma editora destinada à produção de REAs. Ela explica que essa sigla caracteriza qualquer recurso – mídias, softwares, cursos – “que você pode disponibilizar por licença aberta ou domínio público”. A oficineira aponta que o termo ganha especial importância com um marco legal recente: “O MEC publicou uma portaria esse ano que diz que todo recurso produzido com financiamento público tem que estar disponível com licença aberta”.

Confira outras notícias do II Congresso Internacional de Comunicação e Educação