No dia 9 de março, a ECA/USP recebeu uma das mais referendadas estudiosas norte-americanas no campo da Media Literacy, a Profa. Renee Hobbs, diretora do Media Education Lab, da Universidade de Rhode Island, USA.

Como documentou este site, a professora dialogou com estudantes do ensino fundamental de um projeto interinstitucional de educomunicação que articula  duas escolas, uma privada e outra pública, na implementaçao de uma proposta de prática educomunicativa articulada pela ABPeducom e assessorada pelo NCE/USP (Clique aqui e leia a notícia completa). 

Socializamos, na presente mensagem, um documentário em vídeo (13’) sobre uma entrevista que Hobbs concedeu a quatro estudantes do CEU EMEF Casa Blanca e Colégio Dante Alighieri (dois de cada escola), no encerramento da visita, no Estúdio Móvel do projeto Dante em Foco.

 

Estudantes apresentam Projeto Educom.Geração

Nunca havia visto projeto como este, no mundo!

Durante a entrevista, em respostas a uma das perguntas dos adolescentes, Hobbs afirmou:

Falo sobre Educação Midiática em todo território norte-americana e em muitos países do mundo. No entanto, nunca havia visto um projeto como este!

Hobbs referia-se à natureza interinstitucional do projeto Educom (articulação entre duas escolas de natureza distinta, com a assessoria de uma universidade) e ao diálogo, em condições de igualdade, entre os adolescentes e seus professores, envolvidos colaborativamente, em atividades midiáticas. Para Hobbs, tais práticas distinguem a Educomunicação de outras modalidades de educação midiática no mundo.

Assista à entrevista de Hobbs aos alunos do Educom.geraçãocidadã:

 Bio de Renee HobbsRenee Hobbs é uma das principais especialistas em educação digital e literária. Na Escola de Comunicação e Mídia de Harrington, da Universidade de Rhode Island, atuou como diretora fundadora e agora é professora de estudos de comunicação e diretora do Media Education Lab, que promove a educação midiática por meio de bolsas de estudo e serviços comunitários. Autora de muitos artigos acadêmicos, recursos curriculares multimídia e livros, incluindo Criar para aprender (Wiley 2017), Copyright Clarity (Corwin / Sage, 2010) e outros, a professora Hobbs co-dirige o Certificado de Pós-Graduação em Alfabetização Digital. um programa de desenvolvimento profissional para educadores da K-12, faculdade e bibliotecários da faculdade.

 

Renee Hobbs tira selfie com prof. Ismar


Ela tem tem um interesse particular no desenvolvimento da educação midiática em todo o mundo. Hobbs lançou o Mind Over Media: Analisando a Propaganda Contemporânea (
www.mindovermedia.tv), que agora está expandindo para apoiar aprendentes em seis países europeus com o suporte da Comissão Européia. Saiba mais em: www.mediaeducationlab.com.

A vinda da Profa. Renne Hobbs ao Brasil foi uma iniciativa da Cátedra Palavra Aberta (organismo que une o Instituto Palavra Aberta à ESPM). A especialista participou – juntamente com os professores Ismar Soares e Adilson Citelli, da USP, e Isabel Ferin, da Universidade de Coimbra – do “Seminário Internacional sobre Educação, Mídia e Consumo”, ocorrido no campus da ESPM, na Vila Mariana, no dia 8 de março de 2018. O evento contou com o apoio dos consulados dos Estados Unidos e de Portugal.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]