Foto: Estúdio na USP – conteúdo educacional em vídeos e jogos (Alexandre Battibugli/Veja SP)
—————–

A revista Veja, em sua edição de 13 de outubro de 2017, identificou a oferta de cinco cursos superiores fora da grade tradicional. Dois deles são em universidades públicas e gratuitos: a Licenciatura em Educomunicação, do CCA/ECA/USP e o bacharelado em Ciência e Tecnologia do Mar da Unifesp — Baixada Santista.

Clique aqui e leia a reportagem completa.

Informa a reportagem: Até os anos 90, a maioria das universidades brasileiras se limitava a oferecer cursos tradicionais, como engenharia, direito e medicina. Hoje, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lista 320 graduações disponíveis no país. “Nos tempos atuais, é natural que as instituições de ensino superior readequem as suas opções aos requisitos profissionais do mercado de trabalho”, explica o sociólogo Luiz Roberto Curi, presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

Educomunicação, Licenciatura 

Criada em 2011, na USP, é a primeira licenciatura da área no país. Os estudantes aprendem a produzir conteúdo educacional em formatos não convencionais, como vídeos e jogos. O curso inclui disciplinas como didática e linguagem verbal nos meios de comunicação. “Os profissionais podem ministrar aulas a alunos do ensino médio e prestar consultoria a governos, empresas e ONGs, implantando projetos educacionais”, diz o coordenador Claudemir Viana. Universidade de São Paulo (USP).
Duração: quatro anos. Mensalidade: gratuita.

Outras possibilidades educacionais destacadas pela ‘Veja’:

Ciência e Tecnologia do Mar, Bacharelado

O curso, oferecido desde 2012, conta com dupla formação: bacharel em ciência e tecnologia do mar e, se o aluno desejar, engenharia do petróleo ou engenharia ambiental. A primeira etapa tem disciplinas como geologia, direito ambiental e oceanografia. Nesse período, alguns estudantes fazem estágio em projetos como o Tamar, em Ubatuba. Quando formados, podem atuar no departamento de meio ambiente de grandes empresas. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) — Baixada Santista. Duração: de seis a onze semestres. Mensalidade: gratuita.

Cursos novos oferecidos pelo ensino privado

Os outros três cursos pertencem ao ensino privado:

Curso sobre Design com Foco em Interação 

Disponível a partir de 2018, o curso é um bacharelado que, além dos conteúdos usuais do design, tem foco no chamado design de interação. A área estuda o desenvolvimento de projetos que promovam uma interação entre o objeto e a pessoa, como softwares, jogos e até exposições. A grade curricular do curso é pautada por projetos anuais divididos em quatro frentes: visual, design research, criação e programação. “A ideia é que os alunos se formem com um portfólio grande de trabalhos próprios”, explica o professor Diogo da Silva, um dos fundadores da graduação. Pontifícia Universidade Católica (PUC). Duração: três anos. Mensalidade: 2 025 reais.

 

Curso sobre Ciências Sociais e do Consumo 

Curso da ESPM: antropólogos corporativos (Alexandre Battibugli/Veja SP)

Com a ideia de formar uma espécie de antropólogo corporativo, a nova graduação, criada há dois anos, reúne sociologia, psicologia e negócios em uma mesma grade curricular. “Os alunos sairão daqui como cientistas do comportamento”, afirma o coordenador do curso, Mario Rene. No mercado de trabalho, esse profissional encontra espaço não só em institutos de pesquisa, como também em empresas, investigando os hábitos dos consumidores e as tendências de mercado. Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Duração: quatro anos. Mensalidade: 2 890 reais

Curso sobreTecnologia em Sistemas para Internet (Mobile)

Lançado em 2016, o curso se destaca pelo foco em desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Além de matérias comuns a um curso de análise de desenvolvimento de sistemas, como linguagem de programação e banco de dados, o aluno aprende técnicas de design e animação. Os estudantes saem habilitados a projetar interfaces que se adaptem a diferentes tamanhos de telas e sistemas. Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) — Liberdade. Duração: dois anos e meio. Mensalidade: 519 reais.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]