A Licenciatura em Educomunicação, da ECA/USP chega à sua 6ª turma trazendo uma inovação: pela primeira vez, os alunos escolhem para ministrar a “aula magna” de seu curso uma cineasta comprometida com o fazer educomunicativo, unindo o exercício da arte e a luta pela diversidade. Trata-se de Renata Martins, uma das roteiristas da premiada série Pedro & Bianca, ganhadora do Emmy Internacional Kids Awards 2013, na categoria Melhor Série InfantoJuvenil, e do Prix Jeunesse Iberoamericano 2013. A aula acontecerá no dia 26/02, sexta-feira, às 19h30.

No ano de 2015, o escolhido foi o jornalista Paulo Lima, da Viração, reconhecido por seu pioneirismo em estruturar todo seu trabalho junto à juventude a partir do paradigma da Educomunicação.


Quem é Renata Martins?

A convidada dos alunos da Educomunicação é uma jovem e forte presença no debate contemporâneo sobre a imagem da mulher e do negro nas telas e nos palcos brasileiros. Formou-se pela Universidade Anhembi Morumbi e é pós-graduada em Linguagens da Arte pela USP. Em 2010 dirigiu e roteirizou o curta-metragem Aquém das Nuvens, que foi exibido em mais de dez países e premiado no Festival Unasur na Argentina. Venceu o concurso TALTV – Televisão da América Latina em 2014 e o FESPCINE – Festival Palmares de Cinema.

De 2013 a 2014 atuou como diretora audiovisual na Cia os Crespos. É, igualmente, idealizadora da websérie Empoderadas. A websérie tem o formato documental que visa apresentar mulheres negras das mais distintas áreas de atuação. A série foi listada pelo Think Olga como um dos projetos mais inspiradores em 2015.

Em 2016 compõe a equipe de desenvolvimento da série Documental “Cartas da terra do Futuro”. Será, ainda, a dramaturga responsável pelo quarto experimento cênico do coletivo negro – O Feminino Negro – contemplado pelo fomento ao teatro em 2014. Renata também é blogueira do HuffpostBrasil.

Com a visita de Renata Martins, os organizadores da Aula Magna esperam valorizar a área de intervenção do campo da Eduocomunicação denominada como “Expressão comunicativa através das artes”.