“Só sei que foi assim!” As discussões sobre comunicação e educação no V Encontro Brasileiro de Educomunicação abordaram a educação midiática no currículo escolar, o protagonismo juvenil, dentre outros. E em 2015 vai acontecer o VI Encontro e III EducomSul, em Porto Alegre-RS, de 10 a 12 de junho – “Só sei que vai ser melhor!!!”

“Não existe nenhuma mágica educomunicativa. O professor tem de entrar na sala de aula como um sujeito integral e midiático – porque ele é – sem vergonha de ser. Ele precisa entender que a mídia vai ser educativa na aula dele se ele construir essa condição a partir da sua leitura especializada (na sua disciplina) daquele conteúdo”, enfatizou a pesquisadora Marília Franco.

Para saber o que aconteceu nas mesas redondas do V Encontro assista ao vídeo com uma pequena fala de representantes da Unesco, do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria de Educação de São Paulo (SME-SP), do Canal Futura, da Revista pontocom e de pesquisadores do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP) e da ABPEducom.

É possível também visualizar os principais momentos do V Encontro no vídeo que contou com a participação de palestrantes, pesquisadores e profissionais que atuam na Educomunicação, além de adolescentes e jovens que fizeram a cobertura educomunicativa.


Abertura do V Encontro Brasileiro de Educomunicação


Alguns flashes sobre as mesas-redondas do V Encontro Brasileiro de Educomunicação

Canal ABPEducom no Youtube
Este canal é da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e tem como objetivo divulgar e compartilhar as produções e realizações dos educomunicadores. Nesse canal, é possível visualizar todos os vídeos que a ABPEducom disponibiliza.

Tudo sobre o V Encontro
Blog do V Encontro Brasileiro de Educomunicação
Documentário sobre o V Encontro está disponível no site da Fundhas
ABPeducom realiza Assembleia Geral durante V Encontro de Educomunicação
Fernando José Almeida: a aula é o momento mágico do professor
Novela infantil do canal Gloob pretende trabalhar valores
V Encontro: práticas em comunicação em rede
Ismar dá sua opinião sobre o V Educom
Adolescentes da FUNDHAS produzem álbum com 77 fotos sobre o V Encontro
Participantes do V Encontro se manifestam
Números do V Encontro: 563 envolvidos e 20 mil visitações no blog
“Educomunicação Midiática: Fundamentos e Processos” é um dos temas do V Encontro Brasileiro de Educom
V Encontro Brasileiro de Educomunicação terá transmissão via IPTV/USP
Conheça a linha histórica dos Encontros de Educomunicação