Entre os dias 05 e 09 de outubro, aconteceu no Colégio de Santa Inês, em São Paulo, o encontro anual da – Equipe de Comunicação Social da América das Filhas de Maria Auxiliadora (ECOSAM).

Foram abordados temas como: a Educomunicação como experiência educativo-pastoral;linhas de acompanhamento de experiências educomunicativas e a prática educomunicativa a partir da didática;
Analisou-se os avanços do projeto de pesquisa e articulação, compartilhado com o CELAM, sobre o desenvolvimento das crianças e adolescentes latino-americanos e caribenhoa partir da Educomunicação.

Participaram do encontro as Coordenadoras de Comunicação das cinco Conferências Inspetoriais Americanas: Ir. Josephine Ochoa (EUA- NAC); Ir. Susana Li Tong (Costa Rica- CIMAC), Ir. Aída Lucía Bohórquez (Colômbia- CINAB), Ir. Marcia Koffermann (Brasil- CIB) e Ir. Maria Baffundo (Uruguai- CICSAL); além de algumas convidadas: Ir. Maria Helena Moreira (Conselheira do Âmbito da Comunicação do Instituto das FMA- Roma); Ir. Rosa Mollo (Integrante do CELAM- SIGNIS e estudiosa da Educomunicação- Peru), Ir. Maria de Lourdes Becker (Coordenadora de Comunicação da Inspetoria de São Paulo , representando as Inspetoras do Brasil) e Dr. Arama Colón, da Costa Rica.