Entre 15 a 18 de março aconteceu em Buenos Aires, Argentina, o Seminário sobre “A Educomunicação nos novos cenários e frente aos desafios da contemporaneidade” que surgiu de um projeto interinstitucional entre o CELAM, SIGNIS e o Instituto FMA.

Abaixo encontra-se a íntegra da notícia divulgada no site mundial das Salesianas. Esse grupo de religiosas que trabalham com escolas nos cinco continentes vem trabalhando com o conceito de Educomunicação concomitante à pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP), coordenada pelo professor Ismar de Oliveira Soares entre os anos de 1997-1999. O grupo foi assessorado muitas vezes pelo pesquisador do NCE.

O objetivo de identificar o “foco” educomunicativo que anima algumas das diversas experiências em realização, na América Latina e no Caribe, foi alcançado mediante uma metodologia participativa, envolvente e construtiva.

O espaço de partilha e de pesquisa após a socialização das propostas feitas por alguns educomunicadores/as provenientes do Uruguai, Cuba, Brasil, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Argentina permitiu identificar o “foco” educomunicativo que anima as experiências presentes nesses países. 

A participação de algumas fma com experiência no campo da Educomunicação no Instituto foi muito significativa: Ir. Sara Cecilia Sierra apresentou “Um olhar educomunicativo para Patio 13”, uma pedagogia para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, que ela está levando adiante há mais de 10 anos, com o pessoal da Escola Normal MA de Copacabana (Colômbia); Ir. Rosa Mollo compartilhou a “Prática metodológica educomunicativa na Escola Salesiana”, a partir da experiência realizada, em 9 anos, em “Barrios Altos” – Peru; Ir. Tony Aldana apresentou a gênese e o desenvolvimento da “Proposta da Equipe de Comunicação da América Latina” (ECOSAM) e “Formação de pós-graduação de educomunicadores latinoamericanos”, colocando estas experiências no caminho percorrido pelo Instituto fma para enfrentar os desafios da nova cultura. Como representante do Ãmbito para a Comunicação e membro do Comité Coordenador do Projeto, participou Ir. Julia Arciniegas.

As fma presentes ao Seminário, propositalmente reduzido no número dos participantes, mas altamente significativo pela qualidade dos mesmos, agradeceram ao CELAM, representado pela Dra. Susana Nuin, e SIGNIS, na pessoa de Asunta Montoya, pela enriquecedora possibilidade de compartilhar desta “parceria” educomunicativa, que recairá a seguir de modo mais amplo nas comunidades educativas do Instituto.

Matérias complementares:

“Culturas Juvenis na ótica da Educomunicação”, novo livro das Salesianas
Salesianas da República Tcheca realizam encontro sobre Educomunicação
Plano de Comunicação das Salesianas de Porto Alegre aborda educomunicação
A Educomunicação e a Cultura Escolar Salesiana
Salesiana do Peru defende tese sobre educomunicação
Salesianos discutem educomunicação e participam do V Encontro Brasileiro de Educomunicação
Educomunicadores: Antonia Alves, vocação para a Educomunicação e a educação Salesiana
Curso de formação sobre educomunicação é realizado no Peru
Conceito de Educomunicação do NCE/ECA/USP é objeto de pesquisas na Inglaterra e Itália
Brasileira será responsável pela comunicação das Salesianas em nível mundial