Na imagem acima: Jorge Miklos, Moisés Sbardelotto e Joana Puntel debateram comunicação digital e humanismo

Com o tema central “O humano na dinâmica da comunicação”, o Serviço à Pastoral da Comunicação (Sepac), ligado ao Grupo Paulinas, promoveu em 21 de setembro uma reflexão sobre o ser humano no contexto das mudanças tecnológicas. A meta do Seminário de Comunicação foi a de rever a natureza da sociedade midiatizada e o impacto de seus paradigmas no cotidiano dos usuários e dos consumidores de seus processos e produtos. Foi destacada, ainda, a condição estabelecida pelo mercado mediante a qual os dados pessoais de cada usuário passam a pertencer a grandes conglomerados, incontroláveis por governos ou por normas regulamentárias internacionais.

O evento, coordenado por Helena Corazza, associada da ABPEducom, contou com a presença do pesquisador Moisés Sbardelotto, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), que, na palestra de abertura, analisou a relação do humano com a técnica, a partir de distintas perspectivas, como o humanismo, o antropocentrismo e o paradigma tecnocrático. Para o pensador, a cultura digital vem provocando metamorfoses na concepção do humano, sendo urgente entender o processo para dominá-lo a partir da perspectiva da autonomia dos sujeitos.

Ao final de sua palestra, Sbardelotto apresentou os princípios do humanismo integral (digital), segundo sugere o Papa Francisco: comunicar-se com todos sem exclusão; praticar o acolhimento e a escuta; harmonizar as diferenças; responsabilizar-se pelo outro; comunicar a paz, como serviço especialmente aos que não tem voz. Após a conferência de abertura, o tema central do evento foi debatido pelos pesquisadores Jorge Miklos, da Universidade Paulista (Unip), e Joana Puntel, do Sepac.

Moisés Sbardelotto abriu o seminário

À tarde, os participantes se reuniram por grupos de interesse, para aprofundamento dos desafios que a atual prática civilizatória apresenta para os sujeitos e as comunidades, em diferentes áreas. Coube ao pesquisador Ismar de Oliveira Soares, professor sênior da USP e presidente da ABPEducom, coordenar as atividades do grupo de interesse em Comunicação e Educação; Jorge Miklos trabalhou com o grupo interessado no sub-tema Comunicação e Religião; e, finalmente, o grupo interessado nas Tendências da Comunicação foi acompanhado por Moisés Sbardelotto. Após duas horas de reflexão, representantes dos três núcleos temáticos trouxeram ao plenário os pontos focais considerados relevantes pelos três debates.

Para Soares, que se expressou no fim do encontro, “o seminário representou um respiro, um espaço de reflexão necessário em um momento em que estamos sendo envolvidos em uma profunda mudança civilizatória, que não prioriza a autonomia dos sujeitos frente aos novos modelos de comunicação impostos pelo mercado da comunicação digital”, concluindo: “No caso, o único caminho que resta é o de uma educação voltada à formação do sujeito ativo, comprometido com a cidadania midiática, como vem propondo o próprio Sepac”.

Participaram do evento cerca de 60 pessoas, entre elas profissionais da comunicação, agentes das diversas pastorais, educadores, religiosas e pessoas interessadas no assunto. 

Sobre o Sepac

O Sepac, fundado em 1982, mantém-se, ainda hoje, como uma organização líder no campo da formação no âmbito da pastoral da comunicação, com cursos presenciais e a distância, como “Acolher é comunicar”, “Comunicação: diálogo dos saberes na cultura midiática” e “Espiritualidade do comunicador”. Mais informações sobre as publicações e cursos do centro estão disponíveis no site do Sepac.

60 profissionais assistiram ao evento
Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]