Pesquisadores do NCE/USP, prof. Ismar O. Soares e prof. Claudemir Viana, integram o grupo
Encontro de Especialistas em TIC na Educação no Cetic.br 22/06/16

Entre os dias 21 e 22 de junho, o CETIC- Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, órgão do Comitê Gestor da Informática no Brasil, reuniu 50 especialistas de todo o pais para analisar as duas últimas pesquisas do organismo intitulada, respectivamente, “TIC Kids online Brasil, 2015” e “TIC Educação 2015”. O evento foi coordenado por Alexandre Barbosa, coordenador do órgão.
Os especialistas tiveram acesso aos dados das duas pesquisas, avaliando seus resultados e fazendo sugestões para as futuras pesquisas. As conclusões serão apresentadas oficialmente à sociedade em workshop programado para agosto do corrente ano.
Foi também analisado o novo marco referencial metodológico para mediação do acesso e uso das TIC na Educação, a ser adotado pelo CETIC, de autoria   de Leila Iannone, Elizabeth Almeida e José Armando Valente.
Durante o evento, a Profa Lea Fagundes, da UFRS, foi homenageada pelos serviços prestados à introdução das tecnologias na educação, no Brasil.
Encontro de Especialistas no Cetic.br de 21/06/16 sobre
 a pesquisa TIC KIDS ONLINE 2015


Pesquisa sobre publicidade em tempos de convergência midiática
Durante o evento do CETIC, foram apresentados os resultados da pesquisa sobre publicidade infantil em tempos de convergência midiática, objeto do termo de cooperação celebrado entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Ministério da Justiça (MJ), coordenada por Inês Vitorino e parceria com Andrea Pinheiro. Os objetivos específicos da pesquisa foram: (i) identificar, nos relatos das crianças, por quais meios elas têm mais acesso à publicidade; (ii) analisar suas leituras da publicidade, levando em conta fatores regionais e condição socioeconômica manifestada nas diferenças entre escolas públicas e privadas; (iii) compreender, sob a ótica das crianças, quais seriam as possíveis implicações da comunicação comercial, em especial a publicidade, em sua formação e em seu bem-estar; e (iv) como avaliam a participação do Estado na regulação da comunicação comercial. Para alcançar esses objetivos específicos, as informações dos pais e/ou responsáveis sobre alguns desses aspectos também foram consideradas. O trabalho está acessível na web:http://www.defesadoconsumidor.gov.br/images/manuais/publicidade_infantil.pdf
Participação do NCE/ECA/USP
Participaram do seminário, pelo NCE/ECA/USP, os professores Ismar de Oliveira Soares e Claudemir Viana. No encerramento do evento, o Prof. Ismar convidou os participantes do seminário a tomar parte do V Global MIL Week, seminário internacional da UNESCO, a ser celebrado em São Paulo, no espaço da USP, em novembro de 2016.

Prof. Ismar que integra o conselho de especialistas
 do CGI – Conselho Gestor da Internet
Os dois pesquisadores vem trabalhando regularmente com os dados das pesquisas do CETIC, destacando-se dois artigos, a saber:
1- Ismar de Oliveira Soares e Claudemir Edson Viana, “Pais, filhos e Internet: a pesquisa TIC KIDS ONLINE BRASIL 2012 na perspectiva da Educomunicação”, in TIC Kids Online Brasil 2012, São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2013,acesso: <www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tickidsonline2012.pdf>
2- Claudemir Edson Viana: “Pesquisa TIC EDUCAÇÃO 2013 e os caminhos a percorrer na prática educomunicativa em contextos da cibercultura”, Tic Educação 2014, São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, pg. 77-70. Acesso: <http://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Educacao_2014_livro_eletronico.pdf>
Acessos aos relatórios de pesquisa do CETIC
A íntegra das pesquisas do CETIC, realizadas de 2005 a 2014, podem ser acessadas pelo link: http://cetic.br/publicacoes/indice/.