crédito: Imagem produzida pelos alunos da
Licenciatura em Educomunicação – ECA-USP

“Educomunicação na Práxis Social: Perspectivas epistemológicas em debate, na Europa e no Brasil” é o seminário avançado que se realizará entre 29 e 31 de agosto de 2016, no  Departamento de Comunicações e Artes da ECA USP. São 80 vagas e, garantindo presença em no mínimo 80% do seminário, é possível receber o certificado de 32 horas.

O seminário oferece aos pesquisadores e profissionais voltados à interface Comunicação / Educação a oportunidade de participar de um diálogo em profundidade com o Prof. Dr José Ignacio Aguaded Gómez, da Universidade de Huelva, Espanha, bem como com pesquisadores e promotores da área, sobre suas respectivas abordagens teórico-metodológicas em torno ao conceito e à prática da Educomunicação, na Europa e no Brasil.

Para tanto, o programa inclui, além de palestras do professor visitante sobre a natureza do conceito, uma série de exposições e debates enfocando experiências significativas de sua aplicação, analisadas à luz do pensamento de pioneiros do campo, bem como do resultado de pesquisas implementadas junto a Programas de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação e em Educação da ECA/USP, assim como de outras universidades brasileiras, ao longo dos últimos 15 anos.

Serão consideradas particularmente as contribuições das revistas Comunicar (Huelva, Espanha) e Comunicação & Educação (CCA/ ECA/USP) e da coleção Educomunicação da Paulinas Editora.
Pré-inscrição: Os interessados podem fazer sua pré-inscrição, preenchendo o formulário de ficha de inscrição, clicado aqui. Período para a pré-inscrição: mês de julho até 19 de agosto de 2016.
A composição do grupo obedecerá a ordem cronológica de inscrição. Os pré-inscritos cujos nomes forem confirmados serão notificados no dia 15 de agosto, com a solicitação de que confirmem imediatamente o interesse em participar. A partir do dia 23 de agosto, as vagas não confirmadas serão distribuídas a pré-inscritos em fila de espera.

PROGRAMA

29/08
09hs – 12h00 – Abertura:
Coordenação: Profa Dra. Roseli Fígaro, Chefe do Departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP

Palestras:
A Educomunicação: as perspectivas epistemológicas em debate, na Europa – Prof. José Ignacio Aguaded Gómez
A Educomunicação: as perspectivas epistemológicas em debate, no Brasil – Prof. Ismar de Oliveira Soares

14hs-17hs – Práxis educomunicativa: educação midiática e mobilização social
Coordenação: Prof. Marciel Consani
– Educação midiática: Vivências de Educomunicação no Educom.TV
– Eliany Salvatierra Machado (UFF).
– Educação midiática: A Educomunicação nas pesquisas do Curso de Especialização em Mídias na Educação, UFPE-USP/MEC) Richard Romancini.
– Mobilização social: Protagonismo midiático juvenil em redes colaborativas – Vania Correia & Lilian Romão (Viração/RENAJOC)
– Mobilização socioambiental: Gestão educomunicativa no Parque Nacional da Serra da Mantiqueira) – Débora Menezes (Labjor-Unicamp)

Observações do professor José Ignacio Aguaded Gómez

30/08
09hs – 12h00 – Perspectivas epistemológicas em debate, análise a partir da produção autoral de protagonistas no campo
Coordenação: Prof. Claudemir Viana
– Educomunicação, na perspectiva da Linguagem: o campo da comunicação/educação em Citelli/Baccega – Eliana Nagamini (GT Comunicação Educação, INTERCOM)
– Educomunicação, na perspectiva das mediações: o ecossistema comunicativo em Martín Barbero – Claudia Mogadouro (NCE/USP)
– Educomunicação, na perspectiva da cultura digital em Roberto Aparici – Luci Ferraz (NCE/USP)
– Educomunicação, na perspectiva da gestão comunicativa em Ismar Soares – Cláudia Lago (Licenciatura em Educomunicação, ECA/USP)

Observações do professor José Ignacio Aguaded Gómez

14hs-17hs –Os caminhos da Educomunicação
Coordenação: Profa. Eliany Salvatierra (UFF)
– O caminho da Educomunicação: da Rede CEP à articulação do Mais Educação/MEC (2004-2008) – Alexandre Sayad (MEL – Media Education Lab)
– A Educomunicação como prática, no Programa Mais Educação/MEC (2013) – Daniele Próspero (NCE/USP)
– A Educomunicação na pesquisa acadêmica, no Brasil (2013) – Rose Pinheiro (NCE/USP)
– A educomunicação nos grupos de pesquisa das sociedade científicas, no Brasil (2011) (Claudio Messias)
– A Mídia Educação na rede municipal de educação RJ, 2016 – Gerência da Mídia-Educação da SME/RJ.

Observações do professor José Ignacio Aguaded Góme

31/08
09hs – 12h00 – Abordagens das relações Comunicação / Educação: perspectivas no âmbito das políticas institucionais
Coordenação: Prof. Claudemir Viana
– Educom.rádio: o diálogo da universidade pública com o cotidiano escolar – Patrícia Horta (UFPE)
– Práticas institucionais: Educação midiática nas políticas de ensino de São Paulo e Rio de Janeiro – Elisângela Costa (NCE/USP)
– A Educomunicação nos cursos de Pedagogia e de Comunicação da UNEB, Campus de Juazeiro, BA (Ceres Santos e Francisco Assis)
– Práticas interinstitucionais: O projeto Educom.GeraçãoCidadã.2016 (Verônica Martins Cannata, Colégio Dante Alighieri & Cristina Barroco, DRE Campo Limpo, SME/SP)

14hs-17hs – Reflexões sobre a disseminação de conhecimentos relativos às diferentes interfaces Comunicação / Educação
Coordenação: Profa. Maria Cristina Costa (Curso de Especialização em Educomunicação)
– A contribuição da revista Comunicar – José Ignacio Aguaded Gómez (Diretor da Revista Comunicar, Huelva, Espanha)
– A contribuição da revista Comunicação & Educação– Roseli Fígaro (Editora da Revista Comunicação & Educação, CCA/ECA-USP)
– A Contribuição da coleção Educomunicação – Paulinas Editora – Adilson Odair Citelli (Licenciatura em Educomunicação, ECA/USP)

18hs-21hs – Apontamentos sobre os avanços da Educação Midiática e da Educomunicação, na Espanha e no Brasil.
Coordenação: /USP
Roda de conversa:
– NCE – Núcleo de Comunicação e Educação da USP
– Grupo Comunicar, Universidad de Huelva, Espanha
– Rede Alfamed – Rede Interuniversitária Euroamericana de Investigación sobre Competencias Mediáticas para la Ciudadania
– ABPEducom- Associação Brasileira de Profissionais e Pesquisadores em Educomunicação.

Celebração de convênios.

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Atividade complementar (11hs): Leitura da bibliografia e apresentação de monografia sobre um dos subtemas tratados, com entrega prevista para 30 de setembro de 2016.

José Ignacio Aguaded Gómez

Profesor de educación en medios de comunicación y
de nuevas tecnologías aplicadas a la educación
en la Universidad de Huelva, UHU

Vicerrector de Tecnologías, Innovación y Calidad de la Universidad de Huelva, es también profesor de educación en medios de comunicación y de nuevas tecnologías aplicadas a la educación en esta Universidad. Doctor en Psicopedagogía, maestro y licenciado en Ciencias de la Educación y en Filología Hispánica, es el presidente fundador del Grupo Comunicar, colectivo andaluz, veterano en España en la educación en medios de comunicación. Es también director de la revista científica ibero­americana de comunicación y educación «Comunicar», que se distribuye en Europa y América; y asesor científico de distintas revistas nacionales e internacionales.

Es director del Grupo de Investigación «Agora» dentro del Plan Andaluz de Investigación (HUM-648), desarrollando distintos proyectos de investigación (I+D del Ministerio de Ciencia y Tecnología), «Interreg III» y «E-learning» (de la Unión Europea, con Italia, Bélgica y Portugal), INTI (UE), Alargamento (UE), etc.

Ha participado en múltiples actividades formativas y de investigación en el ámbito del uso didáctico de los medios de comunicación y dictado conferencias en foros y congresos de universidades nacionales y extranjeras, y participado con ponencias en masters, de diferentes universidades españolas, así como en centros de investigación extranjeros de diferentes países: Argentina, Chile, Portugal, Venezuela, Brasil, Bélgica, Suecia, México, Italia, etc.

Entre sus múltiples publicaciones e investigaciones destacan de manera especial «Comunicación audiovisual en una enseñanza renovada» (Comunicar, 1993), «Descubriendo la caja mágica. Enseñemos y aprendamos a ver la televisión» (Comunicar, 1998), «Convivir con la televisión. Familia, educación y recepción televisiva» (Paidós, 1999), «La Educación en medios de comunicación. Panorama y perspectivas» (KR, 2000), «Televisión y telespectadores» (Comunicar, 2001), «Educar en Red. Internet como recurso para la educación» (Aljibe, 2002), «Jóvenes, aulas y medios de comunicación» (La Crujía, Argentina, 2002), Tecnologías para la educación: diseño, producción y evaluación de medios para la formación docente (Alianza, 2003), Universitari@s y redes: el uso de las TICs en alumnos principiantes de las universidades» (GEU, 2004) y «Pantallas sanas» (2005), Geohistoria.net (2006).

Ha sido, además, organizador y presidente de diferentes comités científicos de even­tos académicos, como jornadas, seminarios, simposios, como los eventos internacionales «Congreso Iberoamericano de Comunicación y Educación: «Luces en el laberinto audiovisual» en 2003 (700 investigadores de 19 países); «Congreso Hispanoluso: La televisión que queremos. Hacia una televisión de calidad» en 2005 (450 investigadores de 16 países), «foro RTVE: Educar la mirada» (Madrid, 2007, Radiotelevisión Española).

Fonte: http://www.ull.es/publicaciones/latina/_2008/12_19_Huelva/cv_Aguaded.html