A temática da Educomunicação esteve presente no Seminário “Experiências de Educação em Direitos Humanos no Estado de São Paulo”, realizado no dia 28 de novembro pela Comissão Estadual de Educação em Direitos Humanos, órgão ligado ao Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), em São Paulo (SP). Alguns dos assuntos abordados foram: violações dos direitos humanos; convivência escolar; promoção e direitos da criança e adolescente; educação permanente de trabalhadores(as) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); e cultura de responsabilização.

O objetivo do seminário foi cumprir o papel de compartilhar experiências relativas à Educação em Direitos Humanos, por meio dos órgãos públicos e organizações da sociedade civil. O evento também apresentou a campanha “Proteger é Garantir Direitos: Rumo aos 30 anos do ECA”, que alude ao aniversário do Estatuto da Criança e Adolescente, promulgado em 1990.

Os relatos de experiência foram organizados em vários eixos, entre os quais “Educomunicação, Educação e Mídia”, coordenado por Claudemir Viana, secretário executivo da ABPEducom e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Uma das apresentações foi de Lucilene Varandas, professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental CEU Casa Blanca (localizada no Campo Limpo, na capital paulista) e coordenadora do Projeto Educom.GeraçãoCidadã, e das crianças participantes do projeto: Sara, Luca Eduardo e Viviane, do 6º, 7º e 8º anos.

Os envolvidos no Educom.GeraçãoCidadã contaram sua experiência no projeto, fruto de parceria entre o Colégio Dante Alighieri (escola particular sediada no Jardim Paulista, em São Paulo), o CEU Casa Blanca e a ABPEducom. As crianças (foto em destaque) apresentaram as atividades realizadas, com destaque para a colaboração ao texto final do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos de São Paulo (PEEDHSP), em 2017.

Já Elaine Souza Santos, coordenadora geral da ONG Viração Educomunicação, que atua na formação de adolescentes e jovens no Brasil e na Itália e é parceira da ABPEducom, apresentou a revista produzida pela instituição — um produto educomunicativo feito por jovens e para jovens — e o projeto “Pra Brilhar”, que trabalha com jovens gays e HSH (homens que fazem sexo com homens), buscando discutir com eles as novas tecnologias de prevenção ao HIV/Aids, bem como sobre gênero e sexualidade associados a raça e classe.

A ABPEducom tem se mobilizado pela defesa da Educação em Direitos Humanos desde a sua fundação, por meio da realização de um seminário especificamente voltado ao tema, a organização de um painel dedicado ao assunto durante o II Congresso Internacional de Comunicação e Educação, a contribuição para a formulação do PEEDHSP e a participação em eventos na área.

Com informações de Janaina Abreu, da Equipe de Comunicação do Instituto Paulo Freire

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]