Com uma pauta extensão, a última assembleia ordinária da Associação Brasileira de Educomunicação de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) se realizou no dia 5 de dezembro de 2015, em São Paulo.

O Secretário Executivo, professor Claudemir Edson Viana, apresentou os principais da tema a serem deliberados pela assembleia – presencial e virtual. Apresentou-se a situação financeira da associação e o aumento de 30 filiações em 2015, elevando o número de associados para 156.

Apresentou-se, ainda, uma síntese do II Seminário Anhembi Morumbi de Comunicação e Educação. Em seguida, passou-se às atividades desenvolvidas pela diretoria para a divulgação e consolidação da Educomunicação desde a última assembleia, em junho de 2015, a saber:

PRESIDENTE:

  • Representou a ABPEducom e proferiu palestras em 14 eventos (São Paulo e São José dos Campos – SP,  Caldas Novas – GO, Aracaju – SE, Uberlândia –     MG, Brasília-DF, Rio de Janeiro e Niterói – RJ, Porto Alegre – RS). 
  • Passou a compor o Conselho Diretor da OCALMI                 Observatorio Latinoamericano y del Caribe de Alfabetización Mediática e Informacional com sede no México.  
  • Presidiu a reunião Latino-americana de pesquisadores em Educomunicação.
  • Publicou três artigos em revistas científicas especializadas.
  • Mobilizou os associados a tomarem parte em consultas públicas nacionais sobre  melhoria da Educação, a partir da Educomunicação.  
  • Negociou a participação da ABPEducom como co-promotora de evento internacional da UNESCO.  
  • Eleito, em julho de 2015, membro do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.

VICE-PRESIDENTE:

  • Participou do XXV Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa na Cidade Velha – Ilha de Santiago – Cabo Verde   Trabalho apresentado: “O paradigma da Educomunicação e o Princípio da Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.”
  • Participou do XXXVIII Congresso Brasileiro da Comunicação no RIO DE JANEIRO – RJ – Trabalho apresentado: “A Mediação Educomunicativa na Redução da Assimetria Epistemológica entre Ensino- Pesquisa- Extensão”  
  • Coordenou todas as atividades desenvolvidas pelo Núcleo Regional do Rio Grande do Sul. 

Sobre os Núcleos Regionais, foram apresentadas as atividades do Núcleo do Rio Grande do Sul (Educom.Sul), do Núcleo do Vale do Paraíba em São Paulo (Educom-Vale), do Núcleo de Mato Grosso (Educom-MT) e do Núcleo de Joinvile-SC (Educom Joinville).

Em relação à procedimentos de gestão, a plenária tomou as seguintes decisões:

  • Eleitos dois novos integrantes do CCD (Conselho Científico Deliberativo): Wagner Bezerra (RJ) em substituição de Karin Silva; Thais Chita (SP) em substituição de Talita Moretto. 
  • Foi proposta e aprovada a prorrogação do mandato do CCD de maio de 2016 para novembro de 2016, para somar-se à eleição de novo mandato de diretoria. 
  • Eleito o novo Conselho Fiscal para a gestão 12/2015 a 12/2018 com a seguinte composição: membros titulares Luci Ferraz, Alexandre Sayad (Presidente), Lilian Romão, Tatiana Gianordoli.: Membros suplentes: Isabel Pereira dos Santos, Douglas Calixto, Jurema Brasil Xavier
  • Aprovada a Substituição na Secretaria Financeira, de Lilian Romão por Daniele Próspero.
  • Aprovada a co-responsabilidade de movimentação financeira pela Secretaria Financeira o Secretário Executivo.
  • Aprovada a próxima assembléia a ocorrer em novembro 2016, durante o VII Encontro Brasileiro de Educomunicação, quando deverá ocorrer a eleição de novo mandato do CCD e da Diretoria. 

Os eventos futuros com envolvimento direto da ABPEducom são:

  • INTECOM 2016 – ECA/USP – setembro / ECA-USP Participação na programação da ABPEducom, e em parceria com NCE e ECA na promoção de ações específicas.
  • V Conferência Internacional Media and Informaticion Literacy (Cátedra da UNESCO de Comunicação e Educação) e VII EDUCOM – novembro – em SP: ECA / outros. 
  • Participação na co-organização e co-gestão do evento internacional promovido pela ONU com participações de mais de 40 países.  Participação também na programação do evento. Promoção do VI Encontro Brasileiro de Educomunicação de maneira articulada ao evento internacional. 

A Associação irá prestar assessoria a projetos em três perspectivas formação, intervenção e assessoria, pois com o fortalecimento da ABPEducom, seus eventos e produções, está aumentando a procura por formação e projetos de intervenção em Educomunicação, oriundos de diversas regiões do país, e de diferentes tipos de instituições:

  • PROJETO  FUMCAD – SÃO PAULO: JOVENS DE AÇÃO  Assessoria em educomunicação da equipe coordenadora da Ong Vocação (zona sul da capital SP) e da equipe executora do projeto que atenderá cerca de 850 crianças e jovens de instituições sócio-educativas da região. 
  • PROJETO LAR DAS CRIANÇAS  Parceria com esta instituição da sociedade civil (OCIP) da região sul da capital de SP que atende grupos de crianças e adolescentes de creches e orfanatos da região. Assumiremos a intervenção junto a este público com projetos educomunicativos (estamos finalizando negociações para iniciar os trabalhos em janeiro/2016 – dar-se-á prioridade aos associados interessados). 
  • PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL JOENVILLE Instituição da sociedade civil que presta serviços à prefeitura de Joenville e que procura referencia e apoio em educomunicação para aplicação em seus projetos. Estamos no início do diálogo. Havendo avanços concretos, convocaremos lideranças associados do local para tratar de possível parceria. 

Enfim, tratou-se do curso a ser ministrado pela ABPEducom para responder à demanda por cursos em educomunicação. A Diretoria de Assuntos Profissionais e Formação Continuada, Rose Pinheiro apresentou proposta de curso organizado em módulos nas modalidades presencial e/ou a distância, e que poderá ser objeto de proposta aos núcleos regionais da ABPEducom para possíveis ações locais, cabendo customização às demandas locais.
A proposta foi aprovada unanimemente com a formação de um Grupo de Trabalho com associados habilitados a, inicialmente de maneira voluntária, colaborar neste projeto sob liderança de Rose Pinheiro para organização, planejamento e estruturação do curso em detalhes.

Algumas das informações registradas na fanpage da ABPEducom pelos associados: