A educomunicadora e animadora Ana Luisa Anker, associada da ABPEducom, é uma das responsáveis pela cenografia de “Vida de cão, coração de herói”, espetáculo infantil da Cia. MunduRodá. Na peça, um cachorro manso e bonachão precisa enfrentar uma onda gigante de lama tóxica para encontrar sua dona.

A história é baseada no desastre ocorrido em novembro de 2015, quando o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco, em Mariana (MG), provocou uma avalanche de rejeitos de minérios de ferro que devastou a comunidade de Bento Rodrigues e chegou ao Rio Doce, causando prejuízos ambientais e sociais.

“Fiz os fundos digitais animados que complementam a cenografia com a qual os atores interagem”, relata Anker. Ela também foi convidada para elaborar o cenário virtual de uma peça para adultos, com previsão de estreia em junho. “A experiência me gratificou muito, e agora quero transformá-la numa oficina para educomunicadores”.

A associada conta que sempre trabalhou na interface entre animação, vídeo e Educomunicação. “Uma de minhas oficinas mais recentes aconteceu no II Congresso Internacional de Comunicação e Educação e era voltada para a animação em stop motion e edição pelo celular”, explica.

“Vida de cão, coração de herói” está em cartaz no Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, em São Paulo (SP), até o dia 1º de junho. As apresentações são aos sábados, às 11h.

Foto: Divulgação

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]