Focados Book: Manual do jornalista mirim é uma obra produzida por alunos do 5º ano ao Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo-SP. Crianças e adolescentes ensinando seus pares a fazerem jornalismo mirim por meio da fotografia, telejornalismo, rádio e análise de mídia. Organizado por Barbara Endo, Matheus Cestari e Verônica Cannatá, a obra apresenta o prefácio feito pela ex-aluna do Colégio, que também é sócia fundadora e membro do Conselho Consultivo Deliberativo da ABPEducom, Luci Ferraz.

Estiveram presentes no lançamento do e-book, o presidente da ABPEducom, Ismar de Oliveira Soares, o coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP) Claudemir Viana e a Luci Ferraz. O lançamento se deu durante um evento educomunicativo da instituição.


Você pode acessar a versão em PDF ou para dispositivo Mac ou dispositivo iOS que apresentam recursos interativos.

Prefácio por Luci Ferraz de Mello

A Educomunicação… Edu o que?

Educomunicação é um termo que assusta em um primeiro momento. Parece algo distante, complexo e acadê- mico demais, quase etéreo. Até que você decide visitar uma instituição de ensino como o Colégio Dante Alighieri e se depara com grupos de crianças e adolescentes desenvolvendo projetos de rádio e TV educativos, entrevistando personalidades e ouvindo alunos e ex-alunos sobre inúmeras temáticas ligadas à própria instituição, ao seu entorno e à sociedade. Eles se dedicam em grupo a essas atividades por horas, dias e até semanas. Sempre com sorriso e entusiasmo. Dentro e fora dos muros da escola. Ensinando e aprendendo uns com os outros. Nesse momento, tudo muda e começamos a ficar fascinados por essa tal da Educomunicação. Então, o que é isso? Como é isso? 

Leia o prefácio completo no ebook.