A sócia da ABPEducom, Filomena Maria Avelina Bomfim é uma das organizadoras do livro “Vertentes no Jornalismo Mineiro”, juntamente com Ivan Vasconcelos Figueiredo. O lançamento do livro se deu durante o Intercom Nacional, na Escola de Comunicação (ECO), da UFRJ.
Trata-se de uma coletânea de sete artigos sobre a prática do jornalismo na região Campos das  Vertentes,  em  Minas  Gerais,  desenvolvidos  por  estudiosos  de  variadas  áreas  de produção de conhecimento que se dedicaram à análise do impacto do jornalismo em seus nichos  de  trabalho.  O  objetivo  desta  obra  é,  além  de  destacar  a  transdisciplinaridade  da Comunicação  Social  (no  geral)  e  do  jornalismo  (em  particular),  enfatizar  a  importância desse  intercâmbio  que  resulta  em  processos  de  enriquecimento  para  todas  as  partes envolvidas. As trocas  entre os repertórios simbólicos das várias correntes  registradas  nessas páginas promove a consolidação de um fórum de debates  sobre a natureza multicultural da Comunicação, bem como sobre seus efeitos multifacetados, tendo em vista o contexto em 
que transitam.
Sobre os organizadores
Filomena Maria Avelina Bomfim é professora titular da Universidade Federal de São João del -Rei (UFSJ), doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutora pelo Programa McLuhan em Cultura e Tecnologia (MPCT), da Universide de Toronto, Canadá. É autora do livro  Tom Regional  –  a voz dos filhos da terra; coordenadora e editora geral da Vertentes Agência de Notícias (www.vanufsj.jor.br), uma agência de notícias regional, cujo objetivo é atender à 
mídia local e regional com matérias da região Campo das Vertentes, em Minas Gerais.  Membro do conselho editorial da Coleção  Lageana  (Resende  Costa,  MG),  membro  associado  da  Sociedade  Brasileira  de  Estudos  Int erdisciplinares  da Comunicação  (INTERCOM),  da  Sociedade  Brasileira  de  Pesquisadores  em  Jornalismo  (SBPJOR)  e  da  Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEDUCOM). 
Ivan Vasconcelos Figueiredo é professor adjunto da Uni versidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federald e Minas Gerais. É coordenador da área de assessoria de comunicação da Vertentes Agência de Notícias. 

Dados do Livro

Editora
Revolução Ebook Ltda.,
Praça Conde de Porto Alegre, 37/11, 
Centro Histórico, 
CEP 90020-130.
Porto Alegre/RS, 
Tel.: 51 3013-4567|  ebooks@revolucaoebook.com.br| www.revolucaoebook.com.br