Sócia-fundadora Lisa Rodrigues (ao centro) participa do Festival Estudantil de Teatro do Sesi

A sócia-fundadora da ABPEducom Lisa Rodrigues, orientanda de doutorado do professor Dr. Ismar Soares (ECA/USP), foi convidada pelo orientador de artes cênicas do SESI-Sorocaba, Júnior Mosko, a compor o júri técnico do 14º. Festival Estudantil de Teatro da cidade.

Realizado entre os dias 1° e 23 de outubro, o festival teve o objetivo de estimular entre os estudantes dos ensinos fundamental, médio e cursos de teatro o interesse e o entusiasmo pelas Artes Cênicas, além de intercâmbio cultural entre representantes de diferentes cidades do interior paulista e da capital (esta edição contou com a participação de Itapetininga, Boituva, Quadra, Sarapuí. Sorocaba, Salto de Pirapora e São Paulo).

Além disso, o evento buscou incentivar o estudo de textos, divulgar as Artes Cênicas como produto e processo de socialização e exercício de cidadania, ao todo foram selecionadas oito peças teatrais nas categorias infantil e adulto.

Ao convidar a sócia da ABPEducom, Mosko, que defendeu sua dissertação de mestrado “Festival Estudantil Sesi Sorocaba de Teatro” na ECA/USP, em 2008, sob a orientação da professora Dra. Ingrid Koudela, na linha de pesquisa teatro e educação, entendeu que era necessário um outro olhar que fizesse a interface entre as artes cênicas, a educação e a comunicação, e encontrou na Educomunicação um diálogo possível.

Lisa ressaltou que o fato de compor o júri com pesquisadores da educação e das artes cênicas e participar da 1ª. Conferência do Festival Estudantil do Sesi Sorocaba de Teatro: “Os Caminhos dos Festivais Estudantis, à diretores teatrais, atores e público presente no Sesi Sorocaba “Foi um exercício prático de entender as artes cênicas pelo olhar educomunicativo e compreender a área de intervenção expressão comunicativa através das artes, ainda mais que minha tese versa sobre a área da Gestão Comunicativa, o que foi um grande desafio”.

Na oportunidade, com transmissão para o Programa de TV Júnior Mosko Revela, Lisa explicou a história da educomunicação, a importância do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE/USP); da ABPEducom; da Licenciatura em Educomunicação na ECA.

Em entrevista sobre a participação no Festival para o Sesi/Sorocaba Lisa disse que ela representava a educomunicação, citando a ECA/USP e as redes de ensino de São Paulo e Rio de Janeiro, contextos de sua pesquisa, como referências na educação midiática, e conclamou o interior de São Paulo região de Sorocaba e entorno a implantarem as práticas educomunicativas.

Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP)