A sócia da ABPEducom, Núcleo RS, Vera Raddatz é coordenadora do Projeto de Extensão Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola – Um aprendizado para a vida – vinculado ao Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (Dacec).realiza desenvolve projeto sobre rádio, tecnologias e empreendedorismo na escola.

Alunos e professores das escolas públicas de Ijuí e região estão participando das oficinas de formação do Projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola. As oficinas iniciaram no dia 20 de abril e seguem até 04 de maio, no Câmpus da Unijuí.

As oficinas de formação estão sendo desenvolvidas durante três semanas em oficinas de áudio, foto, vídeo, mídias, empreendedorismo, do aplicativo Locutor da Hora e de Direitos Humanos. As oficinas serão ministradas por professores da Unijuí, pela Agência Experimental da Unijuí Usina de Ideias, bolsistas, NTE e alunos bolsistas do Mestrado em Direitos Humanos da Universidade.

Reunindo cerca de 130 alunos, as escolas participantes foram divididas em seis grupos e participam semanalmente de duas oficinas. As escolas participantes são: Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa (Ruyzão), Colégio Estadual José Lange de Augusto Pestana, Colégio Estadual Modelo, Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler (Polivalente), Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (IMEAB), Escola Municipal de Ensino Fundamental Ijuí (Ijuizinho), Escola Estadual de Ensino Fundamental Chico Mendes, Escola Estadual de Ensino Medio São Geraldo, Escola de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha, Escola Municipal Fundamental Estado do Amazonas, Escola Estadual Doutor Edmar Kruel de Jóia, Escola Estadual De Ensino Medio Joceli Correa de Jóia, Colégio Estadual Antônio Mastella de Jóia, Escola Municipal Fundamental Doutor Ruy Ramos, Escola Estadual Ensino Médio Antonio Padilha, Escola Estadual de Ensino Médio Agostinha Dill de Condor, Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Bozano, Escola Estadual de Ensino Medio Emil Glitz, Escola Técnica Estadual 25 de Julho, Escola Municipal Fundamental Anita Garibaldi, Colégio Comendador Soares de Barros de Ajuricaba, Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Roberto Low de Nova Ramada, Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Zimpel, Escola Municipal Fundamental Joaquim Porto Vilanova, Escola Estadual José de Anchieta de Panambi, Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa (Ruyzinho), Colégio Estadual Catuípe e Escola de Ensino Fundamental Soares de Barros.

Após a finalização das semanas das oficinas de formação ocorrerá o planejamento do cronograma para atendimento individual das escolas que irão participar do projeto em 2016. O projeto, coordenado pela Unijuí, conta com o apoio da 36ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE/NTE) e da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

No evento de abril foi constituída a Rede de Educomunicação de Ijuí e Região, um organismo que surge com a proposta que visa aproximar as escolas participantes do projeto, desenvolvendo atividades conjuntas, interação e troca de conteúdos produzidos em cada escola. A idealizadora da Rede, professora Vera Raddatz, diz que “esta proposta representa um avanço para o Projeto e o amadurecimento das ações educomunicativas em Ijuí e Região”.