O sócio da ABPEducom, Hércules Barros, está entre os 55 selecionados para o Encontro dos Pesquisadores e Pesquisadoras de Políticas de Juventude – Participatório em Rede. O evento visa constituir uma rede de observatórios e pesquisadores nessa área. 

O jornalista e educomunicador, Hércules Barros vai compartilhar com os participantes do encontro o artigo ‘A Educomunicação e o reencontro com a capacidade de se comunicar com os jovens’ onde relata a experiência com integrantes do Programa Jovem de Expressão, nas cidades de Ceilândia e Sobradinho II. O trabalho faz parte de consultoria realizada para a UNESCO Brasil em 2012 e 2013. O evento é promovido pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e ocorre em Brasília (DF), de 2 a 4 de setembro.


Resumo do artigo:
O presente artigo discorre sobre outro modelo de Comunicação com e para os jovens, onde o receptor se converta em produtor de conteúdo na perspectiva da Educomunicação – ‘nova’ área do conhecimento que surge como possibilidade de ampliação da democracia participativa nas ações de mobilização em educação e comunicação. O texto apresenta a experiência de como a metodologia da Educomunicação pode contribuir para a construção de políticas públicas para mudança de comportamento do segmento em relação à atenção à saúde deles. A prática foi compartilhada a partir de uma consultoria em Educomunicação para a UNESCO, no Programa ‘Jovem de Expressão’, desenvolvido com jovens das cidades de Ceilândia e Sobradinho II, no Distrito Federal.