O boletim ECA Notícias, produzido pelo setor de comunicação social da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), informa, em sua edição nº 418, de 16 a 22 de fevereiro de 2019, que o Diretório de Comunicação da CNBB acaba de ser objeto de uma tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM).

Afirma a nota:

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, em 2014, seu primeiro diretório específico de comunicação. Nele, notou-se a presença do termo educomunicação, nunca antes mencionado em documentos católicos. Nesse contexto, Maurício Nascimento Cruz Filho desenvolveu uma tese de doutorado a fim de analisar se a Igreja compreende a importância desse conceito. Denominada A Educomunicação no Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil: aprendizagem em perspectiva, a pesquisa foi apresentada à ECA e faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM).

Inspirado pelo pioneiro diretório italiano Comunicazione e Missione: direttorio sulle comunicazioni sociali nella missione della Chiesa (tradução livre: Comunicação e Missão: diretório sobre comunicação social na missão da Igreja), de 2004, o Documento 99 da CNBB, intitulado Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, é o segundo desse porte relacionado à comunicação da Igreja Católica no mundo.

O Diretório de Comunicação possui dez capítulos que apresentam diferentes reflexões sobre a comunicação, além de oferecer ações com propostas de diversas atividades. Ele contém ainda um glossário de comunicação com termos próprios da área.

Educomunicação

O termo “Educomunicação” aparece em vários momentos do Diretório, traduzindo a proposta de seus autores (Equipe de Reflexão do Setor de Comunicação da CNBB) no sentido de que a Igreja atualizasse seu discurso e sua prática a partir de um referencial teórico-metodológico construído socialmente, no Brasil, ao longo da segunda metade do século XX, a partir da ação de grupos comunitários, entre os quais diversas pastorais da própria Igreja, vinculadas especialmente à denominada Teologia da Libertação. Entre os membros da equipe que redigiu o Diretório, aprovado finalmente pela CNBB, em 2010, esteve o professor Ismar Soares, presidente da ABPEducom e docente sênior da ECA/USP.

Segundo Maurício Cruz, o documento — que necessitou de uma década para ser redigido — tem grande relevância para o catolicismo: “Ele é o ápice histórico de um trabalho desenvolvido mundialmente”.

A tese do pesquisador em breve estará disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.

Para mais informações, leia a notícia completa no site da ECA.

Imagem: Reprodução

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]